Sistemas de Informação

PROCESSO SELETIVO

E-mails, aplicativos, sites, são algumas ferramentas que já fazem parte do dia a dia da maioria da população mundial. O responsável por manter o bom funcionamento desses e de outros tipos de informação que passam por redes de computadores é o profissional de Sistemas de Informação.

Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Pode atuar em qualquer tipo de empresa, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas, entre outras.

Como a informática está presente em todas as áreas da economia, novas oportunidades surgem a todo o momento. Os profissionais de SI destacam-se por serem profissionais que podem estar inseridos em setores como financeiro (bancos, bolsas, financeiras, corretoras), telecomunicações, logística, indústrias, saúde, transporte e software.

O profissional também pode atuar com desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de projetos, sistemas pra web, tablet, mobile, banco de dados, segurança de informação e segurança de redes de computadores.

Tendência

O campo de trabalho para o bacharel em Sistemas de Informação é muito promissor, tendo em vista a dependência do homem pelas tecnologias. Uma das tendências é a área de desenvolvimento para dispositivos móveis, de armazenamento em nuvem, de gestão de banco de dados e de redes, que ainda tem campo a ser explorado. Outra área bastante promissora é a de Inteligência Artificial.

O curso de Sistemas de Informação é um dos mais tradicionais da FTC. Sua matriz curricular engloba perspectivas de atuação em todas as áreas de Tecnologia da Informação – Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Redes. O aluno é preparado para áreas de programação, gerência, engenharia de software, desenvolvimento e gestão tecnológica.

A graduação oferece uma formação ampla que envolve tanto a parte de TI, quanto de banco de dados, desenvolvimento, redes e de gestão em tecnologia. Para isso, o aluno tem acesso a laboratórios de redes, a professores altamente capacitados e com experiência acadêmica e mercadológica, fundamentais para completar a formação.

O curso trabalha com currículo por competência, que relaciona teoria e prática profissional. A partir disso, são desenvolvidas atividades extracurriculares como a realização de eventos como a Semana de Informática, além de palestras.

Também há interação com a comunidade por meio de minicursos de informática básica, de programação para dispositivos móveis, de introdução à robótica e outros cursos em escolas públicas. Os alunos também participam da Feira de Estágio da cidade.

Para completar a formação, o curso utiliza ainda o Arduino, um hardware que ajuda na aprendizagem de programação, e que, de forma lúdica, vem aumentando o aproveitamento em sala de aula.

A Estrutura do curso conta com laboratórios de desenvolvimento de software e aplicativos, laboratório de rede e um grupo de pesquisa sobre robótica que conta com encontros semanais e com kits de arduinos para aplicação prática.

Prof. Rafael Neiva

  • Especializado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: