Publicidade e Propaganda

PROCESSO SELETIVO

Você provavelmente já se pegou cantando um jingle de algum produto ou empresa ou associando determinadas cores a alguma marca, por exemplo. Quem costuma produzir esses efeitos são os publicitários, profissionais que elaboram estratégias de comunicação para fortalecer a imagem de uma empresa ou produto.

Com as mudanças na forma de consumo e no comportamento dos consumidores, principalmente com o advento da internet, o publicitário tem buscado inovar a sua forma de comunicar seu produto ou serviço.

Seguindo as tendências de mercado, o profissional encontra no marketing digital uma forma de se destacar no mercado. Tem ainda o marketing institucional e o marketing esportivo, que são caminhos possíveis para esses profissionais da comunicação atuarem.

Além dessas áreas, o publicitário também pode atuar em agência com atendimento e planejamento, criação de peças para campanhas, gerência de produto, com marketing, pesquisa, promoção de vendas e, também, com produção para os veículos de comunicação.

O mercado para o publicitário é bem diversificado. Além das mídias tradicionais como rádio, TV, jornal impresso, o profissional também pode trabalhar em agências de publicidade ou empresas privadas no departamento de marketing, comunicação ou vendas.

A internet também passou a ser um meio de oportunidades para esses profissionais, onde eles podem atuar com mídias digitais, além de atuar por conta própria, já que costuma ser farta a possibilidade de trabalhos freelances. Há muitas oportunidades também na área de marketing político, sobretudo, em período de campanha eleitoral.

O curso de Publicidade e Propaganda da FTC tem o objetivo de formar profissionais éticos e preparados para o mercado de trabalho. É fundamental que o profissional reinvente a forma de pensar como o produto deverá atingir seus públicos de interesse.

Para auxiliar o aluno, o curso utiliza de atividades extraclasses como visitas técnicas em agências, produtoras, gráficas. Outra forma de estimular o aprendizado é a partir da realização de eventos como o Encontro de Publicidade e Propaganda do Sudoeste da Bahia, o Festival Gastronômico da Chapada Diamantina, a Comunidade do Conhecimento, saraus de Publicidade, Amostra Grátis, palestras, Drops Publicitário e o Café Publicitário, Marketing Político e Marketing de Eventos.

Durante o curso, o aluno se depara com disciplinas que vão aproximá-los do mercado como as de atendimento de contas, planejamento de campanha, marketing, pesquisa de mercado, além de planejamento de mídia, entre outros. Como tendência de mercado, os alunos de Publicidade e Propaganda podem optar às áreas de marketing digital e marketing esportivo.

Prêmios e destaques

– Bahia Recall Revelação – por três anos
– Central do Outdoor (categoria estudantil) – bicampeão estadual e vice-campeão nacional
– Menção honrosa no concurso Luso-Brasileiro de Cartoon Universitário
– Publicação de artigos científicos em revistas de universidades públicas pelos discentes, a partir de pesquisas desenvolvidas em disciplinas específicas do curso

Além de atividades que colocam o aluno mais próximo do mercado de trabalho, o curso de Publicidade e Propaganda da FTC oferece laboratório de design e editoração, laboratório de fotografia e de produção audiovisual e uma agência experimental, que atende as demandas reais.

Prof. Reginaldo Gonçalves do Amaral

  • Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
  • Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Nove de Julho
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: