Engenharia Mecatrônica

PROCESSO SELETIVO

Nas indústrias, é comum o uso de maquinários à base de inteligência artificial para a produção em grande escala e com mais precisão. O responsável pelo desenvolvimento desses equipamentos é o profissional de Engenharia Mecatrônica.

Ele vai projetar, desenvolver e implementar equipamentos mecânicos na indústria e, por meio de computadores, os automatiza para melhorar a eficiência. Também é capaz de operar e fazer a manutenção de máquinas industriais.

Na sua rotina de trabalho, além da inteligência artificial, o profissional vai lidar com robótica, sistemas embarcados, dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica, modelagem, prototipagem 3D e programação de computadores.

O bacharel em Engenharia Mecatrônica pode atuar em diversos tipos de indústria como química, petroquímica, de manufatura, e com complexo automotivo (na parte de projeto e fabricação do automóvel). É um profissional muito importante nas indústrias petroquímica, de metal-mecânico, em complexos automotivos e na indústria de construção civil.

Geralmente a atuação do engenheiro está ligada a áreas como maquinários, mecânicos e toda parte que apoia o processo de construção civil, construção naval em estaleiros, automação residencial e empresarial. É uma atividade que tem crescido nos últimos anos, pois acompanha as mudanças da tecnologia.

Com um projeto pedagógico focado na aplicação prática das teorias, o curso de Engenharia Mecatrônica da FTC abrange concepção, projeto e o desenvolvimento de sistemas mecatrônicos de automação industrial e de robótica.

Na essência, é um curso de Engenharia de Controle e Automação com ênfase em Mecânica, ampliando a empregabilidade do aluno que vai aprender tudo de Controle e Automação e ainda vai ter noções de Engenharia Mecânica. Assim, o aluno se tornará um profissional preparado para o desenvolvimento de atividades nas áreas de Engenharia Eletrônica, Mecânica, Automação e Controle.

Engenharia Mecatrônica é um curso moderno diante das demais habilitações da Engenharia, reconhecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Embora, não possa assinar projeto de mecânica, o engenheiro terá o entendimento da área.

Além de atividades práticas realizadas desde o primeiro semestre e visitas técnicas, o aluno conta com diversos laboratórios específicos, com destaque para os laboratórios de robótica e pneumática.

Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: