Direito

PROCESSO SELETIVO

O curso de Direito está entre os mais tradicionais e concorridos do Brasil. Para quem busca uma carreira promissora dentro da área jurídica, o curso não só oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho como também agrega muitos conhecimentos sobre os direitos individuais e coletivos, bem como entendimento e interpretações das leis, entre outros assuntos jurídicos fundamentais para a vida em sociedade.

Além de advogar, o bacharel pode atuar na condição de magistrado, promotor de justiça, delegado de polícia estadual e federal, defensor público, procurador federal, estadual e municipal, consultor jurídico, assessor, dentre outras profissões. Sendo que, cada uma dessas profissões tem suas peculiaridades especificadas em seus editais de concurso.

Além das áreas tradicionais do Direito, existe a tendência de surgimento de novos ramos que são muito ricos e têm perspectiva de crescimento. São elas: áreas que envolvem normatização do comércio eletrônico, os crimes cibernéticos, biotecnologia e áreas que envolvem consultoria jurídica para empresas.

Também ganharam destaque recentemente o Direito Tributário, que deve continuar em evidência em razão das questões políticas do país. Sem esquecer o Direito Ambiental, que deve ganhar ainda mais destaque no mercado em razão do surgimento de uma consciência quanto à necessidade de preservação do meio ambiente.

Com um alto índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e figurando entre os dez melhores da Bahia, o curso de Direito da FTC tem usado como proposta formar profissionais com foco na mediação e solução de conflitos.

Para isso, o aluno conta com uma formação humanística consolidada, e com professores que possuem formação como mediadores judiciais certificados pelo Tribunal de Justiça (BA).

O estudante é preparado para atuar tanto na advocacia quanto nas carreiras públicas. Para advogar, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, disso, a FTC entende bem. Muitos estudantes, mesmo antes da conclusão do curso, ainda no 9º e 10º semestre, conseguem a aprovação necessária para exercer a profissão.

Vivência real

Outro ponto forte e também usado como elemento difusor do conhecimento é a prática obtida no atendimento gratuito ao público por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas.

Os alunos também vivenciam a realidade local através de ações em cidades circunvizinhas na Região Sudoeste e bairros periféricos da cidade. Palestras, mesas-redondas, projetos de extensão e eventos como Simpósio de Direitos Humanos e o Júri Simulado são outros eventos de destaques do curso.

O curso de Direito FTC oferece estrutura tanto para o aprendizado de aulas teóricas por meio de laboratórios, quanto para a vivência real como acontece no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Em breve, teremos o Balcão de Justiça e Cidadania, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-BA).

Profª. Daniella Miranda

  • Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, História do Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, História do Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Rua Ubaldino Figueira, nº. 200, Exposição. CEP: 45.020-510.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: