Biomedicina

PROCESSO SELETIVO

Quando surge uma doença contagiosa, pesquisadores logo iniciam uma jornada em busca de uma vacina para combatê-la. Quem faz essas pesquisas é o biomédico. A Biomedicina é uma área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área da saúde humana, animal ou das plantas.

O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga a eficácia de formas de tratamento.

O campo de atuação do biomédico contempla hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas e órgãos públicos de saúde. Esse profissional pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios, como sangue ou tecidos humanos.

É comum atuar em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos, formando equipes multiprofissionais.

O curso de Biomedicina das FTC possui 35 áreas de atuação, sendo mais comuns as de análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura. Com a nova habilitação para estética, o mercado se amplia, sendo essa uma das tendências da área.

Neste caso, o profissional estará apto a fazer procedimentos não invasivos, limpeza de pele, aplicação de botox, peeling, entre outros. O mercado de vacinas, com pesquisa em laboratórios, também é considerada uma tendência constante na área.

O profissional terá a responsabilidade técnica por laudos e pareceres; produção, análise, comércio e responsabilidade técnica de bioderivados; além de fazer a análise por imagem de tomografia e ressonância magnética.

Com uma matriz atualizada e que faz ponte entre o conhecimento científico e a prática, o curso de Biomedicina da FTC oferece uma formação abrangente, tendo como uma das características mais fortes do curso, a preparação de profissionais com visão humanizada da profissão.

O aluno é preparado para atuar, sobretudo, em análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura, que são as áreas mais demandadas no mercado. Recentemente, a Estética foi inserida na relação de habilitações do curso de Biomedicina da FTC, o primeiro da região a acrescentar essa área na matriz curricular visando um mercado com grandes possibilidades de ascensão.

Além do estágio supervisionado em estética, imagenologia e análises clínicas, o aluno da FTC também se prepara para o mercado através da participação de atividades externas.

Além de um corpo docente com um quantitativo de mestres e doutores, a FTC dispõe de diversos laboratórios voltados para saúde, tais como o de anatomia, de microbiologia, de hematologia, de imunologia, ou seja, ambientes que aprimorar o conhecimento do aluno.

A FTC também firmou parcerias com outras instituições da área de saúde, a fim de fortalecer a relação do estudando com o mercado de trabalho, a partir de estágios.

Prof. Edilson Alves

  • Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Rua Ubaldino Figueira, nº. 200, Exposição. CEP: 45.020-510.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: