PROCESSO SELETIVO

Quem pensa que ser médico veterinário é só cuidar de cães e gatos, está na hora de ampliar seus conceitos. O curso de Medicina Veterinária é bastante amplo e pode ser classificado tanto como um curso de saúde quanto de ciências agrárias. No total, são mais de 80 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Mas, quem quer apostar em produtos e serviços pet, essa é uma área que está numa crescente mercadológica. Somente o mercado pet nos últimos anos obteve crescimento acima da média nacional de outros ramos de atuação e, mesmo em momento de crise, o mercado se mantém em crescimento, gerando bilhões de reais em faturamento.

O médico veterinário pode atuar em mais de 80 áreas relacionadas pelo Conselho Federal de Medicina Federal, sendo os campos específicos de atuação a saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.

A parte clínica e cirúrgica são as mais comuns, principalmente nas grandes cidades. Mas, a medicina veterinária proporciona inúmeras possibilidades, do hospital veterinário de pequenos animais até dentro de um zoológico cuidando de animais silvestres, ou mesmo inspecionando alimentos em uma grande rede de supermercado ou em uma grande fazenda criadora de bovinos.

Tendência

Existem áreas novas de especialização que necessitam de profissionais capacitados, como é o caso de neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas, peritos criminais, dentre outras especialidades. Outra área que está em ascensão é a reabilitação, principalmente com as novas pesquisas com células-tronco, que vêm demonstrando bons resultados em patologias do aparelho locomotor e reprodutor dos animais domésticos.

A atuação na saúde pública também ganha destaque com a inclusão do médico veterinário no Núcleo de Assistência da Saúde da Família (NASF). Isso abre mais campo para o mercado de trabalho, tendo em vista que é um profissional habilitado para trabalhar com zoonoses e que está no centro das discussões da saúde única (interação entre a saúde animal, saúde humana e saúde do meio ambiente).

Na FTC, o curso de Medicina Veterinária possui uma matriz curricular focada em metodologias ativas, que permite ao aluno participar ativamente do processo de aprendizagem.

O aluno é impactado com atividades práticas já no primeiro semestre, quando tem contato com a anatomia veterinária, disciplina responsável pela descrição do corpo animal, ossos, músculos, articulações, demonstrando a beleza e complexidade dos seres vivos.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos graduados acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, o curso promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

O aluno conta com laboratórios de saúde como os de bioquímica, parasitologia, patologia, biologia e citologia, comuns de outros cursos da área de saúde, além de toda estrutura necessária para o processo de ensino-aprendizagem.

Prof. Endrigo Adonis Braga de Araújo

  • Doutorando em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Mestre em Biotecnologia Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Residência em Fisiopatologia da Reprodução e Obstetrícia Veterinária na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: