PROCESSO SELETIVO

Apurar fatos, acontecimentos e gerar notícias para os diversos tipos de veículos de comunicação estão entre as principais atividades do profissional de jornalismo. Ele participa de produção de notícias, adequando a linguagem a cada tipo de veículo e público que pretende atingir.

O jornalista pode atuar na mídia impressa como jornais e revistas, no rádio, na TV e nos meios digitais, mas também pode trabalhar em organizações na área de comunicação corporativa.

O profissional deve estar atento às novas oportunidades que estão surgindo com as mudanças na forma de comunicar. O meio digital é um deles. As redes sociais com perfil empresarial têm sido importantes difusores de notícias, tendo absorvido profissionais cada vez mais capacitados.

O profissional de jornalismo pode atuar em empresas públicas, privadas, terceiro setor na área de comunicação corporativa e de assessoria de imprensa, e também em rádio, TV, produtoras ou na área de comunicação digital. Em uma emissora de TV, por exemplo, ele pode ser repórter, redator, produtor, apresentador ou editor. Há também a possibilidade de atuar em cargos de chefia de equipes de comunicação.

O curso de Jornalismo da FTC é um dos mais tradicionais entre as instituições particulares da cidade. O aluno tem a oportunidade de vivenciar inúmeras etapas do processo de produção jornalística, compreendendo as especificidades de cada meio de comunicação.

Com conceito 4, o curso tem uma formação abrangente, trazendo a realidade do mercado de trabalho para o meio acadêmico por meio de disciplinas e atividades práticas.

São aulas com equipamentos de TV, fotografia, rádio, programas específicos para edição de vídeos, produção de texto, entre outros. A preparação permite que o aluno, ao final do curso, esteja apto a atuar em qualquer veículo de comunicação.

O curso possui um canal de TV, fundado em 2003, que ficou no ar na extinta TV Salvador e hoje conta com um canal ativo no Youtube, onde são publicadas reportagens com conteúdos produzidos por uma equipe de estudantes. Os alunos também têm acesso à agência experimental, ilhas de áudio (rádio), dois estúdios, além de laboratórios de informática com programas para diagramação, operação, ilhas de edição de áudio e audiovisual.

Profª. Julia Maria Centurião

Prata da casa!

  • Mestranda em Bionegia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Especialista em Docência do Ensino Superior pela Unime
  • Especialista em Gestão de Pessoas em Ambiente Organizacional pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Graduada em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: