PROCESSO SELETIVO

Nas indústrias, é comum o uso de maquinários à base de inteligência artificial para a produção em grande escala e com mais precisão. O responsável pelo desenvolvimento desses equipamentos é o profissional de Engenharia Mecatrônica. Ele vai projetar, desenvolver e implementar equipamentos mecânicos na indústria e, por meio de computadores, os automatiza para melhorar a eficiência. Também é capaz de operar e fazer a manutenção de máquinas industriais.

Na sua rotina de trabalho, além da inteligência artificial, o profissional vai lidar com robótica, sistemas embarcados, dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica, modelagem, prototipagem 3D e programação de computadores.

O engenheiro mecatrônico pode atuar em diversos tipos de indústria como química, petroquímica, de manufatura, e com complexo automotivo (na parte de projeto e fabricação do automóvel). É um profissional muito importante nas indústrias petroquímica, de metal-mecânico, em complexos automotivos e na indústria de construção civil.

Geralmente a atuação do engenheiro está ligada a áreas como maquinários, mecânicos e toda parte que apoia o processo de construção civil, construção naval em estaleiros, automação residencial e empresarial. É uma atividade que tem crescido nos últimos anos, pois acompanha as mudanças da tecnologia.

Com diversos prêmios acumulados em competições de robôs, o curso de Engenharia Mecatrônica da FTC foi um dos primeiros em engenharia da instituição. Com um projeto pedagógico focado na aplicação prática das teorias, o curso abrange concepção, projeto e o desenvolvimento de sistemas mecatrônicos de automação industrial e de robótica.

Na essência, é um curso de Engenharia de Controle e Automação com ênfase em Mecânica, ampliando a empregabilidade do aluno que vai aprender tudo de Controle e Automação e ainda vai ter noções de Engenharia Mecânica.

Engenharia Mecatrônica é um curso moderno diante das demais habilitações da Engenharia, reconhecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Embora, não possa assinar projeto de mecânica, o engenheiro terá o entendimento da área.

Além de atividades práticas realizadas desde o primeiro semestre e visitas técnicas, o aluno conta com diversos laboratórios específicos, com destaque para os laboratórios de robótica e pneumática.

Prof. Paschoal Molinari

  • Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica de São José dos Campos
  • Graduado em Engenharia Elétrica na área de Eletrônica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: