PROCESSO SELETIVO

Prestar assistência ao paciente com procedimentos como aferir pressão arterial, aplicar soro, dosar medicamentos ou ainda auxiliar o médico numa sala de cirurgia são algumas das atividades realizadas por enfermeiros. Normalmente, esse profissional é o primeiro a prestar os primeiros socorros e também é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e curativos.

Apesar de o trabalho do enfermeiro ser o de cuidar da saúde das pessoas, atuando em hospitais, clínicas e pronto atendimento, o campo de trabalho é vasto. O enfermeiro pode trabalhar com assistência domiciliar, enfermagem do trabalho, pesquisa científica, em setor administrativo, entre outros.

Com a mudança demográfica no Brasil, que está deixando de ser um país jovem para ser um país majoritariamente de idosos, torna-se ainda mais necessária a formação de profissionais de Enfermagem.

Na FTC Salvador, o aluno de Enfermagem tem uma formação ampla, estando pronto para atuar em qualquer área, desde a atenção básica até com estratégia de saúde da família, que engloba postos e centros de saúde.

Com um amplo campo de atuação, o enfermeiro pode atuar em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou ainda, na área hospitalar, atuando nas emergências de clínica médica ou cirúrgica.

Tendência

Quem busca tendências de mercado pode ficar atento à área de Enfermagem Estética, que até há pouco tempo era exercida apenas por profissionais da Biomedicina e da Fisioterapia.

Outro campo de atuação promissor são os serviços de homecare (cuidado domiciliar), devido ao processo de transição demográfica que tem ocorrido no Brasil, migrando de um país jovem para um país de idosos.

Também cresce bastante a área de Enfermagem Desportiva, voltada para o cuidado de atletas, antes dominada por outros profissionais de saúde. O enfermeiro também pode optar pela Enfermagem Aérea Espacial, devido à regulamentação que agora exige enfermeiros na equipe de bordo para prestar assistência de primeiros socorros, antes feita por comissárias de bordo.

Implantado em 2002, o curso de Enfermagem da FTC foi o primeiro entre as faculdades privadas da capital baiana. Com o objetivo de qualificar profissionais para atenção integral em todos os níveis da rede de atenção à saúde, o curso foca na prevenção de doenças, na promoção da saúde, na cura e na reabilitação. Isso permite ao estudante se envolver com os diversos ciclos vitais, atuando na saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso.

O aluno tem a oportunidade de vivenciar um pouco de tudo da profissão, estando apto para atuar nas mais diversas áreas da enfermagem. Para isso, o curso utiliza-se de uma metodologia diferenciada que busca, para o processo de aprendizagem, desenvolver habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho.

Desde o primeiro semestre, os alunos são envolvidos em práticas de campo com atividades que são desenvolvidas junto à comunidade. São 800 horas de estágio que oferecem um melhor preparo para o futuro profissional, além de contar com disciplinas que constituem diferenciais curriculares, como Enfermagem em Estética e Urgência e Emergência na Atenção Básica.

Outro destaque do curso é o envolvimento dos estudantes em eventos como Semana de Enfermagem, que sempre reúne profissionais renomados no mercado de trabalho para debater a profissão e atualizar os alunos com as principais questões da área.

O formando também conta com projetos de Extensão, como o “Anjos da FTC”, que insere alunos e professores em atividades lúdicas em saúde desenvolvidas para crianças com câncer no Hospital Martagão Gesteira; o “Enfermagem nas Escolas”, trabalho voltado para a capacitação de alunos do Ensino Médio em atividades de primeiros socorros; e o “Enfermagem na Comunidade”, que realiza atividades de promoção da saúde para crianças, gestantes e idosos no bairro do Ogunjá.

Além dos laboratórios interdisciplinares da área de Saúde – anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, patologia –, o estudante de Enfermagem da FTC conta com laboratórios específicos, como o de habilidades, onde há salas com consultórios reais.

Os alunos também podem desenvolver práticas na clínica-escola da FTC, onde são realizadas consultas em enfermagem, atividades educativas em articulação com outros cursos de Saúde, e também ações nas comunidades do entorno da faculdade.

Para completar a preparação profissional dos estudantes, o curso possui parcerias com diversas instituições para o estágio supervisionado. Os alunos têm a possibilidade de atuar em toda a rede de Atenção à Saúde do Estado, como no Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Roberto Santos, no Menandro de Faria, no Ernesto Simões Filho, no Otávio Mangabeira e no Manoel Vitorino. Junto à Prefeitura, a parceria existe nas unidades básicas de saúde.

Prof. Jimi Medeiros

  • Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Medicina Social pelo Instituto de Saúde Coletiva
  • Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: