PROCESSO SELETIVO

Direito

A advocacia está entre as profissões brasileiras mais tradicionais, sendo exercida por profissionais do Direito, um dos cursos mais concorridos no Brasil. Para quem busca uma carreira promissora dentro da área jurídica, o curso não só oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho, como também agrega mais conhecimento sobre os direitos, entendimento das leis, entre outros assuntos jurídicos.

Além de advogar, o bacharel pode atuar na condição de magistrado. Para isso, o profissional deve cumprir os três anos de exercício de uma atividade privativa de bacharel em Direito, podendo atuar como promotor de justiça e todas as demais carreiras jurídicas – ministério público, defensoria pública, delegado de polícias estadual e federal, consultor jurídico, assessor e organismos não governamentais.

Áreas de atuação

O Direito é uma área que permite atuação em diversos campos do mercado de trabalho. Este profissional está apto para atuar tanto na advocacia, quanto nas carreiras públicas como magistratura, ministério público, defensoria pública, delegado de polícias estadual, federal, consultor jurídico, assessor, além de organismos não governamentais.

Além das áreas tradicionais do Direito, existem os ramos novos que são muito ricos e têm perspectiva de crescimento. São elas: áreas que envolvem normatização do comércio eletrônico, os crimes cibernéticos, Direito Ambiental, Direito Tributário e as que envolvem o aconselhamento de diretores de empresas.

Como destaque para a profissão, tem a parte relacionada à biotecnologia, o Direito Tributário, que deva continuar em evidência em razão das questões políticas do país. Sem esquecer o Direito Ambiental, que deve ganhar ainda mais campo e mais destaque no mercado em razão de uma maior consciência da população quanto à necessidade de preservar o meio ambiente.

Em dez semestres, o aluno do curso de Direito da FTC adquire uma formação humanística consolidada, feito para você, que enxerga na construção das normas jurídicas a mudança necessária para melhorar a forma de viver na sociedade. Para isso, o curso utiliza-se de disciplinas como antropologia, sociologia jurídica, psicologia, entre outras, sempre trabalhando o ser humano dentro do contexto social.

Para difundir o conhecimento, a FTC realiza eventos como a Semana Jurídica, que reúne pessoas das mais diversas áreas – pessoas ligadas a movimentos sociais, sindicatos, políticos, representantes universitários, representantes de organizações não-governamentais – para mostrar como o Direito é construído pela sociedade.

O estudante dessa área é preparado para atuar tanto na advocacia quanto nas carreiras públicas. Para advogar, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, disso, a FTC entende bem, já que vem contribuindo para que muitos estudantes, mesmo em processo de conclusão do curso, consigam a aprovação necessária para exercer a profissão.

Prof. Sued Alves

  • Formado pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em 2002, ano em que já estava atuando na área de Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Civil, Família.
  • Também trabalhou em consultoria, depois se tornou advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas.
  • Especializou-se em Direito Processual Civil, e em seguida passou a lecionar da FTC, onde é professor desde 2007.
  • Atualmente, além de coordenar o curso de Direito da FTC, também faz mestrado em Direitos Fundamentais, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O curso de Direito FTC Salvador oferece estrutura tanto para o aprendizado com aulas teóricas por meio de laboratórios, quanto para a vivência real como acontece no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que funciona dentro da própria faculdade, com 12 postos de trabalho, além de convênios com diversas instituições, escritórios e empresas para estágios extracurriculares.

Os estudantes também podem atuar nas unidades de Justiça e Cidadania de Mussurunga e de Sussuarana, devido a um convênio especial com o Tribunal de Justiça. A experiência é recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma das boas práticas do poder judiciário.

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: