Mobilizando a Psicologia na Comunidade: Psicologia

Mobilizando a Psicologia na Comunidade: Psicologia

Alunos do quarto semestre de Psicologia realizaram, no dia 8 de outubro, uma atividade de integração com a população idosa assistida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), referenciado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Joaquim Romão. A iniciativa marcou o encerramento do Estágio Básico III, voltado ao Desenvolvimento Humano do Adulto e Idoso, com o tema “Os benefícios da saúde física e mental na terceira idade” e contou ainda com a participação do instrutor de dança Aroldo Brito, da educadora física Renata Costa e da equipe do CRAS Joaquim Romão.

A estudante Ana Clara explicou que os encontros aconteceram no CRAS Joaquim Romão todas as quartas-feiras, durante um mês. “Por perceber que o grupo de idosos gostava de atividades físicas, integramos as ações do estágio às atividades recreativas, estimulando a participação e oferecendo os benefícios à saúde do corpo e da mente”. O discente Murilo Fernandes pontuou ainda que muitas pessoas ainda não relacionam a saúde do corpo com a da mente. “É preciso trabalhar a saúde de forma integrada. Corpo são, mente sã. Promover essa atividade estimulou a participação de todos e cada movimento, cada obstáculo superado, foi motivo de muita comemoração”, disse.

Para a educadora física Renata Costa, ser parceira da atividade integradora é uma oportunidade muita significativo. “Nossa ação aqui é recreativa, mas as atividades auxiliam em práticas do dia-dia como tomar o banho, se vestir, entre outras. Estimular este movimento promove saúde e bem-estar aos participantes. Feliz em ajudar essas pessoas”, comemorou.

Segundo a professora Juliane Almeida, a docência permite a mobilização dessas ações transversais no contexto da formação acadêmica dos estudantes de Psicologia. “Precisamos pensar e atuar de forma contextualizada com as demandas da comunidade e dos serviços. Compreender o sujeito holístico e atuar na perspectiva da integralidade necessita mobilizar e entrecruzar os saberes, as ações e os serviços. Muito grata aos discentes, eles compreenderam a proposta! Agradeço a parceria do CRAS e o empenho de todos diante da ação ofertada”, concluiu.