Pautados pela proposta inovadora do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC, nos dias 10 e 11 de junho, coordenadores e professores realizaram a culminância de apresentações de Projetos Integradores dos estudantes dos cursos da FTC Jequié. A iniciativa envolveu a comunidade acadêmica na conclusão das atividades do semestre de 2019.1.

As apresentações são resultado de projetos autênticos baseados em uma questão, tarefa ou problema social. O coordenador do curso de Biomedicina e do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FTC Jequié, Tauá Melo, explica que deste modo há a mobilização, integração e aplicação dos conhecimentos visando a resolução de situações problema. “Essa integração ensino-extensão é importante para os alunos pois auxilia na fundamentação da atuação profissional frente às necessidades da população, além de plantar a semente da responsabilidade social”, ressalta.

Atuação profissional do psicólogo é vivenciada por proposta de inovação metodológica

O módulo II da FTC Jequié foi transformado em um campo de experimentos práticos onde os estudantes desenvolveram a interação com os participantes utilizando modalidades de metodologias ativas.

A coordenadora do curso de Psicologia, Marta Nascimento Moreira, reforça que os trabalhos científicos foram reflexo de toda a construção desenvolvida sob orientação dos docentes ao longo do semestre. “Os resultados foram surpreendentes e o momento das apresentações permitiu articular a teoria discutida em sala de aula com a prática aplicada em diversos espaços da cidade. Fato que torna a formação profissional integrada às demandas da nossa realidade”, disse.

Sustentabilidade é o tema central dos Projetos Integradores dos cursos da área de Saúde

Seguindo a proposta da interdisciplinaridade, estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Biomedicina apresentaram o resultado dos estudos desenvolvidos nos componentes curriculares Projeto Integrador e Trabalho Interdisciplinar Dirigido propondo soluções acerca do tema Sustentabilidade.

Para concluir as atividades, os professores da disciplina Meio Ambiente e Sociedade organizaram uma palestra com a professora doutora Silvana do Nascimento Silva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sobre o tema “A importância da Educação Ambiental em um contexto de crise socioambiental”.

Semana de Engenharia Civil propõe intervenções com foco na sustentabilidade

Integrando as ações da FTC Jequié a Semana de Engenharia Civil realizada pela coordenação do curso onde os estudantes fizeram a apresentação dos Trabalhos Interdisciplinares Dirigidos e, em paralelo aconteceram as defesas de trabalhos de conclusão de curso.

O encerramento das atividades contou com a palestra do engenheiro Ravel Andrade, responsável pelo setor de Marketing de uma fábrica de materiais com foco em construção sustentável. Na oportunidade, foi abordado o tema “Argamassa e impermeabilizantes no contexto da construção civil”.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário