PROCESSO SELETIVO

E-mails, aplicativos, sites, são algumas ferramentas que já fazem parte do dia a dia da maioria da população mundial. O responsável por manter o bom funcionamento desses e de outros tipos de tecnologias geradoras de toda informação que passa pelas redes de computadores é o profissional de Sistemas de Informação.

Ele desenvolve sistemas para processamento, armazenamento e recuperação de dados e ainda disponibiliza esse material para usuários da internet. Pode atuar em qualquer tipo de empresa, prestando serviço em diferentes segmentos da Tecnologia da Informação (TI), tais como:

Administração de Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Software, Análise de Sistemas, Arquitetura e Administração de Sistemas, Gestão de Banco de Dados, Gestão de Projetos de TI e ainda como Consultor Estratégico em TI.

Como a informática está presente em todas as áreas da economia, novas oportunidades surgem a todo o momento. Os profissionais de SI destacam-se por serem profissionais que podem estar inseridos nos mais diversos setores da economia: financeiro (bancos, bolsas, financeiras, corretoras), telecomunicações, logística, indústrias, saúde, transporte e software.

O profissional também pode atuar com desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de projetos, sistemas para web, dispositivos móveis, banco de dados, segurança de informação e administração de redes de computadores.

Tendência

O campo de trabalho para o bacharel em Sistemas de Informação é muito promissor, tendo em vista a dependência do homem pelas tecnologias. Uma das tendências é a área de desenvolvimento para dispositivos móveis, de armazenamento em nuvem, de gestão de banco de dados e de redes, que ainda tem campo a ser explorado. Outra área bastante promissora é a de Inteligência Artificial.

O curso de Sistemas de Informação é um dos mais tradicionais da FTC. Sua matriz curricular engloba perspectivas de atuação em todas as áreas de Tecnologia da Informação – Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Redes. O aluno se prepara para áreas de programação, gerência, engenharia de software, desenvolvimento e gestão tecnológica.

A graduação de Sistemas de Informação prepara o aluno para a área de projetos, e de desenvolvimento de softwares e de sistemas. O estudante será capaz de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.

O bacharel terá habilidade para projetar, implantar e gerenciar redes de computadores e banco de dados, administrar servidores, controlar a qualidade de processos de TI.

O curso busca relacionar a teoria com a prática profissional. Para isso, são promovidas atividades extracurriculares por meio de eventos como Semana da Programação, Café com Bytes, De Frente com Quem Entende, SI na Escola, além de palestras ao longo do curso.

Para reforçar o aprendizado, o curso utiliza-se, também, de ferramentas educacionais como o Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware, e o Lego Mindstorms, blocos programáveis que facilitam o processo de criação de entidades robóticas.

A Estrutura do curso conta com laboratórios de informática, laboratório de rede. Outro destaque é o Núcleo de Pesquisas e Práticas em Computação Aplicada, onde o estudante vivencia projetos de robótica educativa e tem acesso a uma impressora 3D.

Para complementar o aprendizado, o curso utiliza ainda kits educacionais como o Lego Minsdstorms e a plataforma Arduino.

Prof. Fabrício Oliveira

  • Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Especialista em Gestão da Informação com Ênfase em Redes de Computadores e Aplicações WEB pela Faculdade Santíssimo Sacramento
  • Graduado em Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet pela Faculdade Anísio Teixeira

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: