PROCESSO SELETIVO

Analisar o comportamento humano através das emoções, ideais e valores, é uma das atividades realizadas pelo psicólogo. A partir dessa análise, o profissional diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

É este profissional que vai identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados, contribuindo para o bem-estar do paciente.

Na psicologia clínica existem vários tipos de abordagens, dentre elas a psicologia positiva, psicologia sócio-histórica, psicologia humanista, psicanálise, psicologia junguiana, behaviorismo, psicodrama, psicologia cognitiva e teoria cognitiva-comportamental.

Além da psicologia clínica, há também uma diversidade de campos, tais como psicologia dois desastres e das emergências, ambiental, jurídica, da saúde, organizacional, do trânsito, do esporte, social e comunitária, educacional e escolar, hospitalar, saúde mental, entre outras.

O egresso da FTC sai preparado para exercer a atividade profissional em qualquer das áreas de atuação profissional reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Assim, ele poderá atuar tanto na área organizacional, educacional, quanto em hospitais, clínicas, esporte e na psicologia jurídica. Especialistas apontam a área escolar como sendo promissora no segmento.

Formar profissionais comprometidos com as questões da sociedade é um dos objetivos do curso de Psicologia da FTC, que também, forma psicólogos com habilidades e competências necessárias para atuação em diversos contextos de atuação da psicologia. O curso trata de questões contemporâneas fundamentais na formação de um psicólogo.

A instituição busca desenvolver nos alunos competências pessoais, relacionais e acadêmicas, estimulando-os por meios de atividades práticas para que sejam mais reflexivos e problematizadores. Para complementar a formação, o aluno tem acesso a laboratórios como Sala de Observação Infantil, de Processos Psicológicos Básicos e de Psicologia Experimental.

Também são desenvolvidos trabalhos de iniciação científica nos Grupos de Pesquisa: Desigualdades Sociais em Saúde Mental; Análise do Comportamento; Estudos acerca da Mulher na Contemporaneidade.

Além disso, o curso mantém parcerias através de protocolos de cooperação com universidades, ONGs, institutos de pesquisa e empresas privadas que possam contribuir para a formação dos futuros profissionais.

O estudante de Psicologia da FTC conta com Laboratório de Observação Infantil, Processos Psicológicos Básicos, Aplicação de Testes Psicológicos e Psicologia Experimental, assim como conta com a Clínica-escola FTC. A instituição também possui parcerias, tais como:

Centro Regional de Atenção ao Trabalhador (Cerets), Corpo de Bombeiros, Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Consultoria ADM Vital, Consultoria Alpha Desenvolvimento Humano e Organizacional, Comunidade Terapêutica Nova Vida, Secretária Municipal de Saúde e de Assistência Social do município de Feira de Santana, além de ONG’s e escolas públicas.

Profª. Francileide Costa

  • Mestra em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Especialista em Gestão de Pessoas e Saúde Corporativa pela Faculdade Adventista da Bahia
  • Graduada em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: