PROCESSO SELETIVO

As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. E o profissional que pode apoiar esse processo é o Nutricionista, pois está apto a elaborar um planejamento alimentar para suprir a necessidade de nutrientes para cada indivíduo.

A profissão nutricionista vem crescendo a cada dia, com novas descobertas, novas pesquisas com a funcionalidade do alimento, e novas formas de melhorar a qualidade de vida através da nutrição. Proporcionando verdadeiras transformações no estilo de vida, com novos hábitos. Além do controle, tratamento e prevenção de doenças, através do alimento.

A Nutrição tem sido uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos, especialmente porque, com o aumento da expectativa de vida, a demanda por profissões da área de Saúde também se expandiu, segundo informações da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

O campo é vasto e o nutricionista pode atuar com nutrição clínica, seja no consultório ou no ambiente hospitalar; na gestão de unidade de alimentação e nutrição como, por exemplo, um restaurante, onde, por lei, é exigido um responsável técnico; e na própria saúde pública.

Tendência

Como tendência mercadológica, o destaque é para a área de nutrição clínica que tem várias possibilidades de empregabilidade, além de nutrição esportiva e gastronomia.

Há espaço para nutrição estética, nutrigenômica e nutrigenética, personal diet, desenvolvimento de novos produtos, marketing nutricional, segurança alimentar e nutricional, catering, consultoria nutricional, coaching nutricional, estudo de alimentos e compostos bioativos, fitoterapia, entre outros.

O objetivo do curso de Nutrição da FTC é formar um profissional com competências para planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar, nutricional e de saúde.

A graduação possibilita ao aluno conhecer todas as áreas da nutrição, além de atuação humanista, crítica/reflexiva, empreendedora, com responsabilidade socioambiental e ações baseadas em princípios éticos, considerando uma visão holística do ser humano.

Para auxiliar nessa trajetória, os alunos contam com um quadro docente qualificado e com uma estrutura pedagógica que une teoria e prática desde o primeiro semestre, preparando melhor o aluno para atender as demandas do mercado de trabalho.

O curso de Nutrição da FTC oferece ao estudante uma estrutura que prepara o aluno para o mercado de trabalho. Para isso, ele conta com laboratórios específicos (bromatologia, técnica dietética) e realiza atendimento no Núcleo de Atenção Integrada à Saúde (NAIS).

A instituição tem parceria com órgãos públicos como o Hospital Geral Clériston Andrade, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e o Hospital Regional Inácia Pinto. Além disso, os alunos também podem participar de projetos como Nutrição e Qualidade de Vida nas Doenças Crônicas

Profª. Morgana Teixeira Lima Mascarenhas

  • Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional pelo IPCE
  • Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul
  • Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: