PROCESSO SELETIVO

Quem pensa que ser médico veterinário é só cuidar de cães e gatos, está na hora de ampliar seus conceitos, já que essa é uma área muito forte nos grandes centros. Em Feira de Santana, assim como em outras cidades do interior, o veterinário pode lidar com animais de pequeno ou grande porte, por exemplo.

As áreas de extensão rural e agricultura familiar têm bastante campo e mercado a ser explorado. O curso de Medicina Veterinária é bastante amplo e pode ser classificado tanto como um curso de saúde quanto de ciências agrárias. No total, são mais de 80 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A parte clínica e cirúrgica são as mais comuns na áreas, principalmente nas grandes cidades. Mas, o profissional também pode trabalhar na produção ou inspeção de alimentos em frigoríficos, indústrias do ramo, mercados. Outras áreas que trazem retorno significativo também são a suinocultura e a avicultura.

Tudo o que trata de alimentos de origem animal, o médico veterinário está presente. Até mesmo dentro dos grandes mercados, que tem venda de produtos de origem animal, tem que ter um veterinário para inspecionar se aquele lote está dentro da validade ou se os produtos das gôndolas estão na validade.

Tendência

Existem áreas muito específicas em que faltam profissionais, o que indica possibilidades de rentabilidade acima da média de mercado, como é o caso de oftalmologistas e neurologistas. Outra área nova é a de pesquisa com células-tronco, que pode explorar a reabilitação e reprodução de animais.

A atuação na saúde pública também ganha destaque, como no Núcleo de Assistência da Saúde da Família (NASF), porque é o profissional mais habilitado para trabalhar com zoonoses, doenças transmitidas do animal para o homem.

Biotecnologia da reprodução, tecnologia como a transferência de embriões, inseminação artificial, que são tecnologias avançadas também vêm ganhando destaque e tem surgido demanda.

Na FTC, o curso de Medicina Veterinária possui uma matriz curricular focada em metodologias ativas, que permite ao aluno participar ativamente do processo de aprendizagem. O aluno é impactado com atividades práticas já no primeiro semestre, quando começa a mexer com a anatomia veterinária, como ossos e músculos, por exemplo.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos graduados acabam abrindo o próprio negócio ou atuam como consultores. Os alunos também participam de eventos como Encontro de Médicos Veterinários, com egressos, e a ExpoFeira, quando é feita uma confraternização com aula no Parque de Exposições da cidade.

Outras atividades também integram o calendário de aulas como as viagens técnicas, principalmente para animais silvestres, como o Projeto Tamar, o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA) e o zoológico.

Os alunos da FTC contam com um hospital veterinário. Anexo, tem umas áreas de pastagens para que cavalos e bovino estejam internados e tenham estrutura para se recuperar. Outro diferencial é que nessa mesma área existe um viveiro de plantas tóxicas onde os alunos aprendem sobre as plantas tóxicas para animais.

O aluno também tem acesso a laboratórios de saúde como os de bioquímica, parasitologia, patologia, biologia e citologia. A anatomia do animal é estudada em laboratório específico, onde o aluno encontra cadáveres e ossos montados para promover um conhecimento real. Parcerias com fazendas e indústrias também permitem atividades práticas enriquecedoras.

Prof. Luiz Gustavo Brandão

  • Doutorando em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Especialista em Farmacologia, Atualização e Novas Perspectivas pela Universidade Federal de Lavras
  • Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: