PROCESSO SELETIVO

Nas indústrias, é comum o uso de maquinários à base de inteligência artificial para a produção em grande escala e com mais precisão. O responsável pelo desenvolvimento desses equipamentos é o profissional de Engenharia Mecatrônica.

Ele vai projetar, desenvolver e implementar equipamentos mecânicos na indústria e, por meio de computadores, os automatiza para melhorar a eficiência. Também é capaz de operar e fazer a manutenção de máquinas industriais.

Na sua rotina de trabalho, além da inteligência artificial, o profissional vai lidar com robótica, sistemas embarcados, dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica, modelagem, prototipagem 3D e programação de computadores.

O bacharel em Engenharia Mecatrônica pode atuar em diversos tipos de indústria como química, petroquímica, de manufatura com complexo automotivo (na parte de projeto e fabricação do automóvel). É um profissional com potencial de atuação também na automação predial, na parte de mecânica com manutenção, operação, entre outras, bem como na indústria naval, na plataforma petrolífera.

Com diversos prêmios acumulados em competições de robôs, o curso de Engenharia Mecatrônica da FTC foi um dos primeiros em engenharia da instituição. Na essência, é um curso de Engenharia de Controle e Automação com ênfase em Mecânica, ampliando a empregabilidade do aluno que ele vai aprender tudo de Controle e Automação e ainda vai ter noções de Engenharia Mecânica.

Engenharia Mecatrônica é um curso moderno diante das demais habilitações da Engenharia. Para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, o curso possui atribuições de controle e automação e vai obter conhecimento em mecânica. Embora, não possa assinar projeto de mecânica, mas terá o entendimento da área.

Além de atividades práticas realizadas desde o primeiro semestre e visitas técnicas, o aluno conta com diversos laboratórios específicos, com destaque para os laboratórios de robótica e pneumática.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: