PROCESSO SELETIVO

Prestar assistência ao paciente com procedimentos como aferir pressão arterial, aplicar soro, dosar medicamentos ou ainda auxiliar o médico numa sala de cirurgia são algumas das atividades realizadas por enfermeiros.

Normalmente, esse profissional é o primeiro a prestar os primeiros socorros e também é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e curativos.

Apesar de o trabalho do enfermeiro ser o de cuidar da saúde das pessoas, atuando em hospitais, clínicas e pronto atendimento, o campo de trabalho é vasto. O enfermeiro pode trabalhar com assistência domiciliar, enfermagem do trabalho, pesquisa científica, em setor administrativo, entre outros.

Com a mudança demográfica no Brasil, que está deixando de ser um país jovem para ser um país majoritariamente de idosos, torna-se ainda mais necessária a formação de profissionais de Enfermagem.

Na FTC, o aluno do curso de Enfermagem tem uma formação abrangente, estando pronto para atuar em qualquer área, desde a atenção básica até estratégia de saúde da família, que engloba postos e centros de saúde.

Com um amplo campo de atuação, o enfermeiro pode atuar em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou ainda, na área hospitalar, atuando nas emergências clínica médica ou cirúrgica.

Tendência

Quem busca tendências de mercado pode ficar atento à área de Enfermagem Estética, que até há pouco tempo era exercida apenas por profissionais da Biomedicina e da Fisioterapia. Outro campo de atuação promissor são os serviços de homecare (cuidado domiciliar), devido ao processo de transição demográfica que tem ocorrido no Brasil, migrando de um país jovem para um país de idosos.

Também cresce bastante a área de Enfermagem Desportiva, voltada para o cuidado de atletas, antes dominada por outros profissionais de saúde. O enfermeiro também pode optar pela Enfermagem Aérea Espacial, devido à regulamentação que agora exige enfermeiros na equipe de bordo para prestar assistência de primeiros socorros, antes feita por comissárias de bordo.

Implantado em 2004, o curso de Enfermagem da FTC foi o primeiro entre as faculdades privadas de Feira de Santana. Com o objetivo de qualificar profissionais para atenção integral em todos os níveis da rede de atenção à saúde, o curso foca na prevenção de doenças, na promoção da saúde, na cura e na reabilitação.

O aluno tem a oportunidade de vivenciar um pouco de tudo da profissão, estando apto para atuar nas mais diversas áreas da enfermagem. Para isso, o curso utiliza-se de uma metodologia diferenciada que busca, para o processo de aprendizagem, desenvolver habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho.

Desde o primeiro semestre, os alunos são envolvidos em práticas de campo com atividades que são desenvolvidas junto à comunidade. O estudante consegue se aproximar das diversas áreas que tem a enfermagem. Além disso, o graduando tem a oportunidade de participar de dois projetos de extensão sobre população de rua e cuidado ao idoso, trabalhos que são reconhecidos na cidade.

Além dos laboratórios interdisciplinares da área de Saúde – anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, patologia –, o estudante de Enfermagem da FTC conta com laboratórios específicos, como o de habilidades, onde há salas com consultórios reais.

Profª. Hayana Barbosa

  • Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Especialista em Gestão de Ensino Superior pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
  • Especialista em Educação Profissional pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz
  • Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Gestão de Unidades Básicas de Saúde pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: