PROCESSO SELETIVO

O curso de Direito está entre os mais tradicionais e concorridos do Brasil. Para quem busca uma carreira promissora dentro da área jurídica, o curso não só oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho como também agrega muitos conhecimentos sobre os direitos individuais e coletivos, bem como entendimento e interpretações das leis, entre outros assuntos jurídicos fundamentais para a vida em sociedade.

Além de advogar, o bacharel pode atuar na condição de magistrado, promotor de justiça, delegado de polícia estadual e federal, defensor público, procurador federal, estadual e municipal, consultor jurídico, assessor, dentre outras profissões. Sendo que, cada uma dessas profissões tem suas peculiaridades especificadas em seus editais de concurso.

O Direito é uma área que permite atuação em diversos campos do mercado de trabalho. Este profissional está apto para atuar tanto na advocacia, quanto nas carreiras públicas como magistratura, ministério público, defensoria pública, delegado de polícias estadual, federal, consultor jurídico, assessor, além de organismos não governamentais.

Além das áreas tradicionais do Direito, existem os novos ramos que são muito ricos e têm perspectiva de crescimento. São elas: áreas que envolvem normatização do comércio eletrônico, os crimes cibernéticos, Direito Ambiental, Direito Tributário e as que envolvem o aconselhamento de diretores de empresas.

Também ganharam destaque recentemente na profissão a área de biotecnologia e o Direito Tributário, que deve continuar em evidência em razão das questões políticas do país. Sem esquecer o Direito Ambiental, que deve ganhar ainda mais campo e mais destaque no mercado em razão da tendência de uma maior consciência da população quanto à necessidade de preservar o meio ambiente.

Em dez semestres, o aluno do curso de Direito da FTC adquire uma formação humanística consolidada, feito para o aluno enxergar na construção e execução das normas jurídicas a mudança necessária para melhorar a forma de viver em sociedade.

Para isso, o curso utiliza-se de disciplinas como antropologia, sociologia jurídica, psicologia, entre outras, sempre trabalhando o ser humano dentro do contexto social.

O estudante é preparado para atuar tanto na advocacia quanto nas carreiras públicas. Para advogar, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, disso, a FTC entende bem. Mesmo antes da conclusão do curso, no 9º ou 10º semestre, muitos alunos conseguem a aprovação necessária para exercer a profissão.

Outro ponto forte, também usado como elemento difusor do conhecimento, é a prática obtida no atendimento gratuito ao público por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas.

A Semana Jurídica, promovida semestralmente pelo curso, também ganha importância na formação. O evento reúne profissionais das mais diversas áreas – pessoas ligadas a movimentos sociais, sindicatos, políticos, representantes universitários, representantes de organizações não-governamentais – para mostrar como o Direito é construído pela sociedade.

O curso de Direito da FTC oferece estrutura tanto para o aprendizado com aulas teóricas por meio de laboratórios, quanto para a vivência real. Uma delas é o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde o aluno desenvolve um serviço de orientação jurídica gratuita à comunidade local, bem como presta assistência jurídica nas esferas civil e criminal, acompanhando todas as ações ajuizadas.

O Salão do Júri também é um ambiente que promove o conhecimento, onde acontecem debates, audiências civis, tribunal do júri, entre outros.

Profª. Geruza Gomes

  • Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá
  • Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: