PROCESSO SELETIVO

Quando surge uma doença contagiosa, pesquisadores logo iniciam uma jornada em busca de uma vacina para combatê-la. Quem faz essas pesquisas é o biomédico. A biomedicina é a área das Ciências da Saúde voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e formas de tratamento.

O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga a eficácia de formas de tratamento.

O campo de atuação do biomédico contempla laboratórios, hospitais, indústrias farmacêuticas e órgãos públicos de saúde. Esse profissional pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios, como sangue ou tecidos humanos.

É comum atuar em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos, formando equipes multiprofissionais.

O curso de Biomedicina possui 35 áreas de atuação, sendo mais comuns as de análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura. Com a nova habilitação para estética, o mercado se amplia, sendo essa uma das tendências da área.

Neste caso, o profissional estará apto a fazer procedimentos invasivos e não invasivos, limpeza de pele, aplicação de botox, peeling, entre outros. O mercado de vacinas, com pesquisa em laboratórios, também é considerado uma tendência na área.

Com uma matriz atualizada e que faz ponte entre o conhecimento científico e a prática, o curso de Biomedicina da FTC oferece uma formação abrangente, tendo como uma das características mais fortes do curso, a preparação de profissionais com visão humanizada da profissão.

O aluno é preparado para atuar, sobretudo, em análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura, que são as áreas mais demandadas no mercado. Recentemente, a Estética foi inserida na relação de habilitações do curso de Biomedicina da FTC, o primeiro da região a acrescentar essa área na matriz curricular, visando um mercado com grandes possibilidades de ascensão.

Além de um corpo docente com um quantitativo de mestres e doutores, a FTC dispõe de diversos laboratórios voltados para saúde, tais como o de anatomia, de microbiologia, de hematologia, de imunologia, ou seja, ambientes que aprimorar o conhecimento do aluno.

Em breve, o aluno contará também com o laboratório-escola em análises clínicas. Além da estrutura, a FTC firmou parcerias com outras instituições da área de saúde, a fim de fortalecer a relação do estudando com o mercado de trabalho, a partir de estágios.

Prof. Pedro Paulo Carneiro

  • Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Graduado em Biomedicina pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: