Rede UniFTC intensifica apoio com a entrega de protetores faciais aos profissionais de saúde do Vale do São Francisco

Rede UniFTC intensifica apoio com a entrega de protetores faciais aos profissionais de saúde do Vale do São Francisco

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A rede solidária do grupo educacional da UniFTC continua com força total. A instituição assumiu um compromisso com a sociedade diante da pandemia do novo coronavírus e vem desenvolvendo diversas iniciativas que estão ajudando a reduzir os impactos gerados neste período de quarentena. Através do Movimento pela Prevenção, a instituição mobilizou alunos, professores e colaboradores nos 7 municípios da Bahia e 1 em Pernambuco em que possui Centros Universitários e Faculdades.

Nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Eunápolis, Itabuna, Feira de Santana, Petrolina e Juazeiro, uma verdadeira força-tarefa foi montada nos últimos dias para a produção de máscaras protetoras faciais, as Face Shields. Pelo menos mil unidades já foram doadas aos profissionais de saúde em hospitais e UPA’s. 

Movimento pela Prevenção avança no Vale do São Francisco

Em Juazeiro e Petrolina, na região do Vale do São Francisco, 223 protetores faciais foram entregues, beneficiando hospitais públicos do município e particulares, clínicas, dentre outras unidades de saúde. Está previsto para ser entregue até próxima semana mais 80 unidades para secretarias municipais das cidades de Santa Maria da Boa Vista e Sobradinho, ABO de Juazeiro, etc.

Para a fabricação das máscaras faciais, o Centro Universitário está investindo na aquisição de filamentos, utilizados nas impressoras 3D para a produção das bases que servem de suporte, bem como na compra de lâminas de acrílico, que é usado na parte frontal das máscaras. 

No Vale do São Francisco, o material está sendo confeccionado no Laboratório Multidisciplinar da UniFTC de Petrolina. A equipe de produção responsável é formada pelo professor Fabrício Porfírio, pela coordenadora dos cursos de Engenharias, Denise Almeida e pela supervisora dos laboratórios, Rachel Lira.

Movimento pela Prevenção repercute de forma positiva

A Diretora Médica do Neurocárdio, em Petrolina, Andréia Biasotto Moura, elogiou a iniciativa. “Diante desta pandemia ocasionada pelo coronavírus, percebemos que a solidariedade continua aguerrida no coração dos que tem esperança em dias melhores. O sentimento de gratidão é direcionado a UniFTC pela produção e doação destas máscaras faciais. Em nome de todos os profissionais, agradeço e reforço nosso comprometimento em retribuir este gesto solidário”, destacou. 

“São equipamentos de qualidade, e que associada aos demais Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) irão auxiliar no amparo aos profissionais de saúde da rede especializada municipal. Agradecemos a rede institucional da universidade por esta ajuda”, disse a Secretária de Saúde em Juazeiro, Fabíola Ribeiro.

O Diretor-Presidente da Unimed do Vale do São Francisco, doutor Francisco Otaviano, afirma que este produto será de grande valia para os profissionais que estão na luta contra a Covid-19. “Sem dúvidas, vai ajudar na proteção e diminuir as chances de contaminação. Temos mais de 65 mil clientes e próximo de mil colaboradores, grande parte na área assistencial. Ficamos muito felizes com a ação, pois percebemos o crescimento científico na região e a sensibilidade que o ensino tem propiciado aos jovens com a oportunidade de criar, principalmente num momento muito difícil que o mundo todo vive. Agradecemos a iniciativa e nos colocamos como parceiros neste projeto da Rede UniFTC”, pontuou.

O Diretor Andrei Mello falou um pouco sobre o projeto. “É um privilégio para a Rede UniFTC fazer algo pelos profissionais de saúde. O Movimento pela Prevenção só confirma nosso compromisso com a comunidade. Temos a tecnologia, faltava o material, conseguimos. Temos a mão de obra qualificada e colocamos o projeto em ação. Continuaremos com esse movimento pelo bem. Mais de 300 protetores serão entregues na região”, ressaltou. 

A dedicação de todas as unidades é considerada pelo Presidente da UniFTC, William Oliveira, uma das principais características do Movimento pela Prevenção. “Em contextos como este da pandemia é urgente a necessidade de unir as forças dos campos profissionais mais diversos na busca por soluções mais assertivas”, acredita. Para o executivo, esta participação tão ativa reflete o DNA da instituição de ensino.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]