Movimento pela prevenção: Rede UniFTC entrega cabine de desinfecção na UPA de Juazeiro

Movimento pela prevenção: Rede UniFTC entrega cabine de desinfecção na UPA de Juazeiro

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O movimento de solidariedade do grupo educacional UniFTC ganha força a cada dia. Nesta quarta-feira, 17, o diretor da UniFTC de Petrolina, Andrei Mello, e uma equipe formada por professores e alunos instalaram a cabine de desinfecção na Unidade de Pronto Atendimento Dr. João Oliveira (UPA 24h), em Juazeiro. A ação faz parte do Movimento pela Prevenção realizado pela UniFTC desde março, logo após a confirmação do início da pandemia da Covid-19. 

O túnel de desinfecção começou a funcionar imediatamente na unidade hospitalar e, na ocasião, profissionais iniciaram os primeiros testes com o equipamento. A cabine foi construída para ser usada antes do profissional de saúde se desparamentar. O objetivo é auxiliar na desinfecção dos que trabalham diariamente usando EPIs e estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

O equipamento foi recebido com muita satisfação pelo diretor da UPA, Júnior Tanuri. “Ver o empenho da UniFTC em fazer esta parceria neste momento tão difícil, no qual enfrentamos a pandemia da Covid-19, nos enche de alegria. Esta máquina vai ajudar na segurança daqueles que, diariamente, enfrentam a doença. Ficamos muito felizes com o crescimento da educação e o conhecimento aplicado na cidade de Juazeiro. Agradeço em nome do prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim e da secretária de saúde, Fabíola Ribeiro”, mencionou. 

Segundo o diretor Andrei Mello, o projeto surgiu dentro das unidades que possuem os cursos das Engenharias e só reafirma o compromisso social da UniFTC. “Muito bom saber que estamos contribuindo com algo melhor. O projeto teve como referência as boas práticas promovidas por outros países que também fabricaram estes túneis. Buscamos as regras no Brasil, a Anvisa construiu o protocolo de trabalho e entendemos que seria possível confeccionar dentro dos nossos laboratórios. Foram três semanas montando esta cabine com o apoio dos nossos alunos e professores. A Rede UniFTC tem um prazer de fazer parte desta corrente do bem e beneficiar a comunidade. O custo de fabricação foi alto, mas o benefício é bem maior”, esclareceu o gestor. 

Cabine de Desinfecção contribui com a redução da transmissão da Covid-19

Duas cabines foram confeccionadas pelas equipes dos Colegiados das Engenharias Civil e Elétrica da Faculdade UniFTC de Petrolina e irão contribuir para diminuir os riscos de contágio dos profissionais de saúde no momento de retirar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) utilizados durante o atendimento aos pacientes. 

Os túneis possuem um corredor de 2 metros de comprimento por 1 metro de largura. Foram produzidos no laboratório Multidisciplinar III da UniFTC de Petrolina, situada no Vale do São Francisco. A estrutura é confeccionada com matalon galvanizado e possui, ao longo dos dois metros de comprimento, sensores de movimento que ao serem ativados acionam bicos aspersores que produzem uma névoa de solução desinfetante.

Solidariedade em Movimento 

A rede solidária do grupo educacional da UniFTC continua a todo vapor. A instituição assumiu um compromisso com a sociedade diante da pandemia do novo Coronavírus e vem desenvolvendo diversas iniciativas que estão ajudando a reduzir os impactos gerados neste período de quarentena. Através do Movimento pela Prevenção, a instituição mobilizou alunos, professores e colaboradores nos 7 municípios da Bahia e 1 em Pernambuco em que possui Centros Universitários e faculdades. 

No último mês, foram entregues gratuitamente mais de 300 protetores faciais (face shield) pelas faculdades UniFTC de Juazeiro e Petrolina, situada no Vale do São Francisco. O diretor da UniFTC de Petrolina e Juazeiro, Andrei Mello, fala da alegria e satisfação da rede educacional  continuar contribuindo para uma saúde melhor, tanto da comunidade como dos profissionais de saúde. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]