Você aprovado na OAB: Confira dicas para um bom desempenho

Você aprovado na OAB: Confira dicas para um bom desempenho

Quem cursa Direito e se encontra na fase final da graduação, certamente, está se dedicando aos estudos para a tão sonhada aprovação no Exame da OAB, avaliação que habilita o bacharel em Direito a exercer a advocacia. 

Em regra, a prova é realizada 3 vezes ao ano, sendo dividida em primeira e segunda fase. A primeira fase do Exame consiste em uma prova de caráter eliminatório, composta por 80 questões de múltipla escolha que abordam temas de 17 disciplinas do curso de Direito. Se o candidato for aprovado, ao acertar mais de 40 questões, ele passará para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva, composta por uma peça profissional e quatro questões dissertativas em que o candidato terá que resolver um caso concreto proposto pelo examinador.

Para ter um bom desempenho na avaliação e alcançar a tão sonhada aprovação, os candidatos não podem abrir mão de algumas dicas valiosas. Confira:

1- Escolha bem a área para a segunda fase 

No momento da inscrição para primeira fase, o candidato tem de optar por uma das áreas para a segunda fase. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário. Não faça a sua escolha baseada no que disseram que é mais fácil ou porque o índice de aprovados é maior. A escolha da área deve ser pautada por fatores internos, não externos.

2- Crie uma rotina de estudos 

Um cronograma é essencial para obter o máximo de desempenho e alcançar uma aprovação. É preciso planejar seus horários, dividir as matérias a serem estudadas e estipular um momento fixo para resolver exercícios. 

3- Pratique com exercícios e simulados 

Os exercícios podem servir como um balanço do que você aprendeu e, dessa forma, você consegue guiar os seus estudos, focando naquele tema que você não teve um bom desempenho, por exemplo. Além disso, a prática é o melhor método para fixar os conteúdos, e permite que você se acostume com o estilo das questões.

4- Conheça a estrutura da prova

Preste bastante atenção ao edital e analise as provas anteriores para se acostumar não só com a estrutura, mas também com os padrões.

5- Invista em um bom curso preparatório

Um curso preparatório pode te auxiliar na busca pela tão sonhada “vermelhinha”, pois você terá um estudo direcionado, com professores que se dedicam a entender a prova, além de te ajudar a traçar uma rotina de estudos.

Movimente seu conhecimento com o Brasil Jurídico

Estudantes do 8º ao 10º semestre de Direito da Rede UniFTC têm acesso gratuito ao curso Trilha da Aprovação, através de uma parceria de excelência com a plataforma Brasil Jurídico. Trata-se de um diferencial a mais para movimentar a sua aprovação no Exame da OAB.

Com essa ferramenta, os alunos da UniFTC, além de utilizar uma plataforma inovadora, têm à disposição mais de 2 mil questões inéditas/adaptadas no padrão da banca examinadora FGV. Os estudantes contam ainda com avaliações individualizadas de desempenho, além de material de estudo personalizado, indicando os assuntos que precisam reforçar e os temas mais cobrados pela OAB.

“É período de férias agora. Este é o momento ideal para recalcular e traçar metas. Para aqueles que pretendem fazer o Exame da OAB, o momento adequado de se dedicar aos estudos é agora. É estratégico que vocês utilizem da ferramenta”, reforça o diretor da vertical de Direito da Rede UniFTC, Edson Medeiros.