UniFTC encerra voluntariado no Disque Coronavírus 155 com balanço positivo

UniFTC encerra voluntariado no Disque Coronavírus 155 com balanço positivo

Estudantes do curso de Medicina da UniFTC encerraram a participação voluntária no Disque Coronavírus 155, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Centro Universitário UniFTC de Salvador e outras instituições públicas e privadas do estado. O serviço de teletriagem cumpriu a expectativa programada de quatro meses de funcionamento e realizou mais de 110 mil atendimentos.

“O projeto obteve extremo sucesso”, descreveu o Prof. Aquiles Camelier, coordenador do pilar de Clínica Médica da UniFTC. “O Disque Coronavírus atendeu remotamente, com a participação de docentes e estudantes de Medicina da instituição, mais de 110 mil pessoas em 343 municípios da Bahia. Foram 125 dias de trabalho, esforços e solidariedade. Com o projeto, tivemos a prova de que o trabalho em equipe pode, sim, salvar vidas”, afirmou. 

De acordo com dados da Fiocruz, cerca de 63% dos pacientes atendidos não necessitaram deslocar-se, contribuindo para reduzir a disseminação do vírus e a sobrecarga nas unidades de saúde. O serviço apresentou demanda crescente no número de ligações nos primeiros meses, alcançando o pico de ligações em junho, mês em que foram realizados, em média, 1200 atendimentos por dia. A partir de final de junho, houve redução significativa na demanda pelo serviço. As principais queixas dos usuários foram alteração súbita do olfato e paladar, tosse, febre e falta de ar.