Covid 19: Da transmissão às perspectivas de tratamento

Covid 19: Da transmissão às perspectivas de tratamento

Na última quarta-feira (29), a Rede UniFTC promoveu mais um encontro ‘Todo dia é Dia de Live’. Dessa vez, os responsáveis por comandar o movimento foram os professores da unidade de Juazeiro, Antônio Wilton e Deise Cocco. A pauta da discussão foi “Covid-19: Da transmissão às perspectivas de tratamento”. 

Muitos participantes interagiram e fizeram questionamentos sobre o assunto e os palestrantes responderam as dúvidas e curiosidades dos internautas.

A pauta teve início com o contexto histórico do coronavírus.A ideia da relação “meio – ser humano – animais” gerando resultados negativos sobre a saúde global. Sabe-se que as doenças infecciosas podem ser transmitidas entre animais e seres humanos, sendo chamada de zoonoses. No caso do novo coronavírus, o morcego, a cobra ou o pangolim (animal semelhante a um tatu) são os hospedeiros habituais do vírus.

“A gênese na China está relacionada ao hábito de alguns habitantes em se alimentar desses animais, uma questão cultural. Um detalhe importante é que a espécie de coronavírus que infecta o homem não é o mesmo que infecta os animais. Todavia, no homem, o vírus encontrou condições “ótimas” para desenvolvimento. As pesquisas e estudos continuam. Logo, a fim de reduzir a disseminação do vírus devemos – ficar em casa”, argumentou a professora Deise.

O professor e farmacêutico Antônio Wilton esclareceu que a doença causada pelo novo coronavírus recebeu a denominação de COVID-19 (do inglês COrona VIrus Disease 2019). “O vírus destrói as células infectadas, principalmente as localizadas no pulmão, levando a graves complicações respiratórias. Em virtude disso, muitos tratamentos estão sendo desenvolvidos, mas a melhor forma de prevenção é por meio da vacina”, disse o especialista. 

Com o objetivo de reduzir a disseminação do vírus na população, bem como as mortes de pacientes, aconselha-se o isolamento social, uso de máscaras e hábitos saudáveis, como lavar as mãos com água e sabão, não pegar nos olhos com as mãos sujas e ter uma alimentação equilibrada (vitaminas, verduras e legumes nas refeições). “Estas ações na rotina melhoram a resposta imunológica (defesa do corpo), além do uso do álcool 70% ou lavagem das mãos com água e sabão, que são muito importantes na prevenção”, acrescentou o professor.

Considerações sobre a infecção

Os principais sintomas da infecção por Covid-19 são febre, tosse, dificuldades respiratórias e diarreia. “Muita calma nessa hora, não é por que estou com algum desses sintomas que tenho que “correr” para o hospital. A atenção aumenta em casos de pessoas que tiveram contato com indivíduos ou fizeram uma viagem, principalmente para cidades ou países com alta incidência do coronavírus, nos últimos 14 dias”, pontuou Antônio Wilton. . 

As unidades de saúde só devem ser procuradas quando os sintomas persistirem. “Assim como os hospitais, esses locais são ambientes no qual o risco de contrair a doença são maiores, quando comparamos com outros estabelecimentos. Procure-os somente em situação de urgência” adverte o farmacêutico. 

O farmacêutico aproveitou o momento para parabenizar TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE que estão na linha de frente no controle do COVID-19, arriscando a própria saúde a ajudando na redução das estatísticas referentes a pandemia.

Sobre o uso de medicamentos, o especialista explicou que são utilizados para aliviar certos sintomas, como a dor e febre, a exemplo dos analgésicos. “Devemos ter cuidado com a AUTOMEDICAÇÃO, pois pode trazer GRAVES RISCOS À SAÚDE. Dessa forma, qualquer tipo de tratamento deve ser feito com o consentimento do MÉDICO, além do cuidado com o Dr Google na hora de pesquisar sobre algum sintoma que esteja sentindo”, completou o professor Antônio Wilton. 

Vacina, a “esperança” frente ao COVID-19

Uma das formas de imunização a infecção viral é se contrair o vírus, respondeu o professor. “Acredito que ninguém quer “pegar” a doença para produzir defesa (anticorpos) no organismo. Devemos torcer que a disseminação reduza o número de infectados e seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde. Lembrando que NÃO EXISTE ainda TRATAMENTO EFETIVO e comprovado para o COVID-19. Alguns medicamentos são utilizados para aliviar os sintomas de pacientes em estado grave. A VACINA é a “esperança” para sairmos deste momento, pois ajuda na produção de anticorpos (proteínas de defesa) de forma segura e eficaz sem prejuízo à saúde. Algumas pesquisas sugerem que a mesma pode ser liberada em até 2 meses. A demora é necessária para garantir a segurança do produto farmacêutico”, informou o professor.

Todo dia é dia de live na UniFTC 

A transmissão online feita pelos professores Antônio Wilton e Deise Cocco faz parte da programação de lives que estão sendo oferecidas diariamente pela Rede UniFTC. Através do projeto Todo Dia é Dia de Live, a instituição e está trazendo docentes de todas as áreas para abordar temas relativos à pandemia a partir de perspectivas diversas. 

 “A Rede UniFTC como instituição de Ensino Superior vem realizando vários movimentos para conscientizar a comunidade sobre os principais assuntos que são comentados no mundo. O grupo educacional reafirma seu compromisso com a Educação através da tecnologia. ”, concluiu a professora Deise, que também é coordenadora do Centro de Carreira das faculdades UniFTC de Juazeiro e Petrolina, situadas no Vale do São Francisco. . 

As lives acontecem de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados, na página oficial da instituição no Instagram – @uniftc. Confira a programação completa do mês de maio e se programe!