Aula de Campo em feira livre propõe estudo da microeconomia em Jequié

Aula de Campo em feira livre propõe estudo da microeconomia em Jequié

Com o objetivo de aproximar os calouros do curso de Direito e os agentes da microeconomia em Jequié, a professora Aline Freire, da disciplina Economia, realizou uma Aula de Campo no Centro de Abastecimento Vicente Grilo – CEAVIG. A docente explica que a atividade prática na feira livre proporciona aos alunos a percepção de experiência cotidianas e de particularidades da economia local. “A Economia, como Ciência Social, faz parte do dia-dia e integra várias áreas do conhecimento. A proposta no CEAVIG é vivenciar o conjunto de conceitos e teorias em microeconomia, como também perceber e interpretar problemas estruturais enfrentados pela sociedade”, explicou.

O estudante Heber Costa Silva Rosa conseguiu perceber a relação das Teorias da Microeconomia na formação de preços quando analisou a estrutura maior de uma feirante que revende produtos adquiridos da CEASA, com relação ao pequeno produtor rural que planta e vende seus produtos. “Passei a ter uma visão mais humana sobre os feirantes que são produtores rurais, entendi como funciona a formação de preço e a sua luta diária. Com base nos relatos colhidos em campo pude conhecer as dificuldades encontradas na plantação, no transporte e na venda ao consumidor”, revelou.

Para o aluno Galileu Menezes a proposta de atividade prática auxiliou no seu processo de aprendizagem. “A teoria aliada à prática me auxiliou na assimilação do conteúdo. Perceber de perto as relações de oferta e procura e entender toda a dinâmica da microeconomia facilitou o meu aprendizado”, disse.