Aluno inova em TCC ao criar aplicativo que facilita a vida acadêmica dos estudantes e professores

Aluno inova em TCC ao criar aplicativo que facilita a vida acadêmica dos estudantes e professores

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O graduando de Enfermagem da FTC Salvador, Leandro Coelho de Oliveira, desenvolveu para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um aplicativo que facilita a comunicação entre estudantes e professores, além de fornecer uma média de 15 ferramentas dentro do software que podem ser utilizadas durante as aulas e estágios.

Leandro conta que escolha do nome, EDSATE, se dá pelo desejo de unir educação, saúde e tecnologia em um só local. “O aplicativo EDSATE foi criado para Enfermagem, mas nosso objetivo é que a plataforma seja expandida para outros cursos e facilite o acesso ao ensino, tanto para o docente como para o aluno”, explica.

Atualmente, o aplicativo conta com diversas ferramentas como a aula online, na qual os alunos podem acessar os materiais utilizados em sala de aula, sala virtual, que propõem uma comunicação entre os docentes e discentes, portal do aluno, que serve como um link de acesso rápido ao portal da FTC, processos de Enfermagem, local que armazena informações sobre as disciplinas dos estudantes do curso de Enfermagem, prontuário eletrônico, no qual os estagiários podem preencher dados dos pacientes que acompanham e estudar os casos de qualquer lugar que estejam. O app ainda disponibiliza a opção “Eu na Pós”, que mostra especializações que os acadêmicos podem fazer depois da conclusão do curso e calendário acadêmico, com disponibilidade de datas de provas, entrega de trabalhos, dentre outras informações.

A seção que recebeu o nome de “Quiz” é considerada um dos destaques do projeto. Além de poder ser acessada por qualquer estudante, nessa ferramenta são disponibilizadas perguntas relacionadas às disciplinas ministradas durante o semestre de cada curso, permitindo que após a correção instantânea conferida pelo aluno, o professor tenha acesso aos resultados que apresentam uma porcentagem de erros e acertos, tornando-se um excelente feedback sobre o aprendizado das matérias.

Para o coordenador do curso de Enfermagem, professor Jimi Medeiros, o aplicativo contempla os diagnósticos de forma rápida e precisa. “De forma singular e criativa, nosso aluno conseguiu desenvolver um trabalho de conclusão de curso inovador, que será reconhecido pelos usuários facilmente”, comentou.

A banca final do estudante aconteceu no final do último semestre e o projeto passou para fase de testes com alguns professores voluntários. A intenção é que o aplicativo esteja disponível para download ainda este ano. Mais informações podem ser acessadas através da página do instagram @edsatapp, criada por Leandro.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]