APRESENTAÇÃO


O Programa Institucional de Extensão Acadêmica – PIEx-Acad da Rede Faculdade de Tecnologia e Ciência de Ensino (Rede FTC) visa aproximar os acadêmicos regularmente matriculados e corpo docente da a comunidade em todos os sentidos. Internamente, promovendo mais ações inter e multidisciplinares e, externamente, levando nosso melhor para a comunidade externa (e ambiente) bem como os trazendo para perto, completando assim, o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.

O PIEX-Acad permite que os estudantes vivenciem a teoria das salas de aula através da elaboração de projetos de inovação com uso da tecnologia, além de ações de intervenção e trabalhos voltados para a comunidade (interna e externa!) e/ou ambiente; popularizem a Ciência fazendo-se valer não só dos instrumentos de intervenção comunitário, mas também promovendo simpósios, seminários, feiras de Ciências, cartilhas, etc; desenvolvam trabalhos de monitoria, entre outros contribuindo, assim, para que os discentes egressos tenham melhor desempenho na vida profissional e melhora sua habilidade prática.

O PIEX-Acad também comtempla os projetos de Inovação de Processos e Produtos oportunizando ao estudante pesquisas direcionadas ao aprimoramento de processos produtivos ou, ainda, na formação de um novo produto.

Atualmente o Programa Institucional de Extensão Acadêmica da Rede FTC conta com apoio institucional, abrangendo as Ciências Sociais Aplicadas, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Humanas.

A expectativa é que o PIEX-Acad amplie a cada ano com a participação, e envolvimento, do corpo docente, e discente.


POLÍTICA DE EXTENSÃO DA REDE DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

“A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.” Nas Unidades da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Programa Institucional de Extensão Acadêmica (PIEx-Acad) é um instrumento básico de interface docente/discente, que permite relacionar o ensino e a pesquisa refletindo os desafios atuais e colocando a extensão universitária como uma atividade-fim, integrada, conforme orientação nacional da política de extensão expressa no art. 207 da Constituição Federal/1988. Em consonância com a LDBEN/96, no art. 43, que determina a finalidade da educação superior e ressalta o princípio da indissociabilidade Ensino/Pesquisa/Extensão na extensão universitária como difusora de conhecimentos, cabe ao Programa de Extensão a função primária de estabelecer a interlocução com a sociedade. Nesse tocante, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, Lei 10.861/ 2004) coloca a extensão como um dos parâmetros das IES brasileiras.  

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA REDE FTC

As ações de extensão na Rede FTC tiveram início na década de 2000, a partir de iniciativas isoladas das coordenações e cursos de graduação e pós-graduação que promoviam atividades socioculturais, conferências, cursos e prestação de serviços às comunidades. Assim, o Programa é visto não como uma atividade eventual ou esporádica, mas como parte integrante do Projeto Pedagógico Institucional. As atividades de Extensão no âmbito da FTC são consideradas um instrumento abrangente de fomento à formação de recursos humanos, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica e os estudantes, mas também os colaboradores e comunidade externa.

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


Concepção:

O programa Institucional de Extensão Acadêmica (PIEx-Acad) da rede FTC é destinado à comunidade universitária da Rede FTC e se constitui instrumento básico de formação e participação ativa discente/docente/comunidade, envolvendo um conjunto de ações, dentro da política nacional de extensão visando à qualificação de recursos humanos.

O PIEx-Acad/FTC tem os seguintes objetivos:

a) Promover a divulgação da Pesquisa desenvolvida pelos docentes e discentes da Instituição;
b) Estimular a interdisciplinaridade e articulação do Ensino/Pesquisa;
c) Divulgar os trabalhos de prestação de serviços que a Rede FTC oferece a comunidade em geral;
d) Promover palestras, exibição de filmes, seminários e minicursos como mecanismos de promoção da educação científica e tecnológica dos estudantes da rede FTC e comunidades em geral (interna e externa);
e) Organizar cursos de Extensão Universitária visando atualização e melhor formação dos estudantes de graduação da rede FTC;
f) Estimular a criação de novos produtos ou aprimoramento de processos existentes atrevés das pesquisas de Inovação Tecnológica.

Áreas definidas de acordo com critérios do CNPq:

Ciências Exatas e da Terra
Ciências Biológicas
Engenharia/Tecnologia
Ciências da Saúde
Ciências Agrárias
Ciências Sociais
Ciências Humanas
Linguística, Letras e Artes

DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO


Generic placeholder thumbnail

PROGRAMA:

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino.
Generic placeholder thumbnail

PROJETO DE EXTENSÃO:

Conjunto de ações processuais contínuas, de caráter comunitário, educativo, cultural científico, científico e tecnológico vinculado a um programa. Este deve ter duração mínima de seis meses e máxima de um ano, por edição.
Generic placeholder thumbnail

CURSO DE EXTENSÃO:

Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação previamente definidos.
Generic placeholder thumbnail

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

- Realização de trabalho oferecido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências através dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, empresas juniores e/ou cooperação interinstitucional.
- Atendimento ao Público em Espaços de Cultura, Ciência e Tecnologia
- Serviço Eventual: Assessoria; Consultoria; Curadoria; Outros.
- Exames e Laudos Técnicos
- Atendimento Jurídico
- Atendimento em Saúde Humana: Consultas Ambulatoriais; Consultas de Emergência e Urgência; Exames Laboratoriais; Exames Complementares; Outros Atendimentos.
- Atendimento em Saúde Animal
Generic placeholder thumbnail

EVENTO:

Ação extensionista que implica na apresentação e exibição pública e livre de atividades acadêmicas visando educação, informação e atendimento da comunidade em geral.

Generic placeholder thumbnail

PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO:

Elaboração de produtos de inovação tecnológica e acadêmicos que instrumentalizam ou que são resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como Publicações em Livros; Capítulos de Livros; Artigos em Periódicos; Artigos em Revistas; Artigos em Jornal; Resumos (01pág); Resumo Expandido (até 03 páginas) Trabalhos Completos; cartilhas, vídeos, filmes, CDs, dentre outros.

EDITAIS e ANEXOS


Comitê de Extensão Acadêmica

- Profa MsC.Ana Paula Amorim - Coord. de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Rede FTC
- Profª Drª Maise Silva Santana Santos - FTC Unidade Salvador
- Prof. Dr. Luis Sérgio Santos Nunes – FTC Unidade Salvador
- Profª MsC. Cilda Magaly de Lucena Palma – FTC Unidade Salvador
- Prof. MsC. Luciano de Souza Castro – FTC Unidade Salvador
- Profª Drª. Amanda Maia – FTC Unidade Itabuna
- Profª Drª. Cristiane Santos Nascimento – FTC Unidade Faculdade da Cidade
- Prof. MsC. Alex Leão de Paula Vilas-Boas – FTC Unidade Faculdade da Cidade
- Profª. Msc. Sheylla Nayara Salles Vieira - FTC Unidade Jequié
- Prof. Msc. James Melo Silva – FTC Unidade Jequié
- Profª. Msc. Vanessa Daniele Mottin – FTC Unidade Vitória da Conquista
- Profª MsC. Camila Leite Oliver Carneiro – UNEB-BA
- Prof. Dr. Everton Nery Carneiro – UNEB-BA
- Prof. Dr. Marcos da Costa Dórea – UEFS-BA

DA ABRANGÊNCIA E DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA O PROGRAMA


O PIEx-Acad/FTC deve abranger as seis Unidades da Rede FTC sediadas no Estado da Bahia (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e Faculdade da Cidade). Os critérios para seleção dos projetos e ações de extensão serão regidos por edital interno. No caso de concessão de bolsas de extensão, os critérios serão publicados na página no programa, com data prevista por edital.

DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS PARA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA E SUAS COMPETÊNCIAS


As ações do Programa deverão ser acompanhadas por dois Comitês (interno e externo) e uma coordenação central, composta por dois coordenadores que atuarão em igualdade e responsabilidade quanto à gestão do Programa.

O Comitê local deverá ser formado por, no mínimo, um pesquisador mestre ou doutor de cada área do conhecimento segundo classificação CNPq ou Capes (Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Exatas, Ciências da Comunicação e Artes, Ciências Sociais e Aplicadas). Para cada área deverá ser indicado um suplente, com igual titulação.

O Comitê externo deverá ser constituído por pesquisadores produtivos, mestres ou doutores; um pesquisador de cada área do conhecimento segundo classificação CNPq ou Capes (Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Exatas, Ciências da Comunicação e Artes, Ciências Sociais e Aplicadas), com atividades de extensão nos últimos cinco anos. Este comitê será coordenado pela Coordenação do Programa de Extensão Acadêmica da Rede FTC, a quem caberá enviar convite formal com a lista de nomes dos membros externos aprovados pelo comitê interno.

A administração do PIEx-Acad/FTC ficará ao cargo da Coordenação do Programa de Iniciação Científica. A indicação da coordenação do Programa de Extensão deverá se dar pela Coordenação de Iniciação Científica em conjunto com a Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Rede FTC.

AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


A Extensão Acadêmica da Rede FTC deve ser avaliada de modo análogo às demais atividades-fim da instituição incluindo todos os atores envolvidos nas ações extensionistas, no âmbito interno e externo. Essa decisão é consistente com o estabelecido pela SINAES.

O processo de avaliação da extensão do PIEx-Acad estabelece os seguintes objetivos:

- Conhecer todas as ações da extensão universitária desenvolvidas pela Rede FTC.
- Demonstrar, consolidar e contribuir para aprimorar a qualidade da produção acadêmica desenvolvida no âmbito das atividades de extensão.
- Identificar o perfil da extensão na Rede FTC nas dimensões da política de gestão, de todas as ações extensionistas (programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviço, entre outras) e de infraestrutura.
- Subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

O Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PPGEX) propõe a criação de mecanismos e sistemas de monitoramento e avaliação de suas ações para obter dados e informações precisas e consistentes, contribuindo com o processo avaliativo do PIEx-Acad e, simultaneamente, permitindo que se fomente uma discussão da qualidade, relevância e impacto das ações extensionistas desenvolvidas na instituição, norteando, dessa forma, sua política de extensão.

A criação do PIEx-Acad possibilita uma formalização mais efetiva da extensão no que tange a estrutura institucional fomentando a sua articulação com o ensino e a pesquisa, otimizando as relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade, dando visibilidade à ampla gama de trabalhos desenvolvidos na Rede FTC.



ENTRE EM CONTATO

Avenida Luís Viana Filho, 8812, Paralela. Salvador - Bahia, CEP: 41.741-590. Telefone: (71) 3281-8275