11 lições de etiqueta nas aulas on-line

11 lições de etiqueta nas aulas on-line

As salas de aula tem regras de etiqueta e regras de convivência muito claras. Você aprendeu, desde a tia do maternal, quais comportamentos são bem-vindos e quais devem ser evitados no processo de ensino-aprendizagem. Mas será que essas regras valem para as atividades educacionais on-line?

Vamos ver 11 dicas de como se comportar bem nas aulas em ambiente virtual:

  1. Silêncio, vamos começar a aula. Ao entrar na sala, desligue seu microfone. Os ruídos podem atrapalhar o andamento da aula. Se precisar falar algo, utilize a ferramenta de levantar a mão para pedir a palavra. Assim, o professor verá sua solicitação e decidirá a melhor hora de convidá-lo a interagir;
  2. Pontualidade sempre. Sempre entre na sala com alguns minutos de antecedência e verifique o sinal de sua internet;
  3. Evite distrações no momento da aula. Tire as notificações do celular e reúna tudo que você vai precisar consultar ou manusear para evitar se levantar durante a aula. Dica de ouro: além do material utilizado na aula, mantenha uma garrafa sempre por perto;
  4. Prepare seu espaço. Ter um ambiente tranquilo e confortável para assistir aula em casa também é uma condição importante para se concentrar. Se você divide a casa com família ou amigos, deixe todos cientes de que você precisa desse espaço para se concentrar e evite interrupções desnecessárias. Mas vale lembrar que não estamos em um estúdio e imprevistos podem acontecer! Seja paciente com barulhos de crianças ou animais.
  5. No horário da aula, você tem um compromisso com o seu futuro. Pode parecer cômodo, mas você não deve desenvolver outras atividades durante o seu horário de aulas. Deixe o trabalho ou a diversão para os horários de trabalho e de diversão, exatamente como você fazia nas aulas presenciais.
  6. Sem conversa paralela, hein? Evite bate-papos e assuntos que não estejam relacionados ao assunto da aula, seja no chat ou quando abrir seu microfone.  Vamos garantir a concentração de todos. Atenção: Questões administrativas e burocráticas devem ser resolvidas junto ao coordenador de curso.  Nas aulas, vamos focar no conteúdo!
  7. Seja objetivo. Blocos de textos muito longos no chat são cansativos e dificultam a leitura. Mensagens picotadas podem se perder. Tente se comunicar de forma clara e objetiva, resumindo sua dúvida ou observação em mensagens breves e completas.
  8. O uso de emojis é liberado e pode trazer uma maior leveza e pessoalidade as relações a distância.
  9. EVITE ESCREVER TUDO EM CAPSLOOK. Na internet, letras maiúsculas parecem gritos e você não gritaria com seus colegas e professores, certo?
  10. Sorria, você está sendo filmado. O aluno só precisa ligar a câmera ao se sentir confortável. Mas lembramos que essa ferramenta pode ser importante para criar um vínculo nesse momento de isolamento.
  11. Seja tolerante. Ninguém é obrigado a concordar com a opinião dos colegas, mas o respeito é essencial para uma boa convivência. Para críticas, use as mensagens privadas. Evite constrangimentos e faça com que as críticas sejam algo construtivo para o receptor.

Essas são dicas básicas. Na dúvida, trace paralelos com a vida off-line e use sempre o seu bom senso 😀