Cursos de graduação da Rede UniFTC recebem quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade

Cursos de graduação da Rede UniFTC recebem quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade

Oito cursos de graduação da Rede UniFTC se destacaram na pesquisa realizada pela startup Quero Educação sobre a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. A divulgação dos resultados aconteceu na última sexta, no site: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.

Receberam quatro estrelas, sendo cinco a avaliação máxima, os cursos de Educação Física e Psicologia do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia do Centro Universitário UniFTC de Salvador (Paralela), o curso de Administração do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, a graduação de Nutrição da Faculdade UniFTC de Jequié e o curso de Enfermagem da Unesulbahia, faculdade  da Rede UniFTC localizada em Eunápolis.

O resultado, segundo a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, é fruto de um movimento permanente em busca da formação profissional de qualidade. “Somos uma equipe movida pelo propósito de manter o nível de excelência do projeto pedagógico e assim buscar novos avanços”, destaca. Ela acredita que a avaliação reflete a missão e os valores da Instituição. Outros seis cursos do Centro Universitário receberam avaliação três estrelas: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Fisioterapia.

O Guia da Faculdade possui algumas etapas que precisam ser cumpridas pelas instituições de ensino que recebem o convite para fazer parte do Guia. A primeira delas é cadastrar para participar da avaliação e indicar todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. Em seguida, o coordenador do curso recebe e preenche um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco no projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Esses questionários são encaminhados para os avaliadores, cerca de 9 mil coordenadores e professores que atuam em faculdades, centros universitários e universidades do país, nas modalidades presencial e EAD, que se cadastraram previamente para atuar de forma voluntária na avaliação das instituições. Cada curso passa pelo crivo de seis avaliadores que atribuem nota entre 1 e 5.

O resultado final de cada curso é o reflexo da soma entre o valor numérico adquirido no ano atual e o alcançado no ano anterior e convertido em estrelas, sendo três estrelas considerado um resultado bom; quatro estrelas, muito bom e cinco estrelas, excelente. Cursos com avaliação menor que 2,5 não são estrelados.

Para o Vice-presidente Acadêmico da Rede UniFTC, Ihanmark Damasceno, o resultado da avaliação é reflexo do comprometimento que a Instituição tem com o acadêmico e com a formação de seus alunos. “Estamos em um novo momento onde foi exigida uma adaptação rápida e assertiva das instituições de ensino do país e nós do Grupo UniFTC buscamos atender às necessidades do período sem abdicar da excelência do ensino. Esse reconhecimento é fruto do esforço e empenho de todos os envolvidos”, destaca.