Especialista explica porque a Biomedicina é a profissão do futuro durante a programação de boas-vindas aos alunos da Rede UniFTC

Especialista explica porque a Biomedicina é a profissão do futuro durante a  programação de boas-vindas aos alunos da Rede UniFTC

A programação semanal das boas-vindas ao novo semestre da Rede UniFTC continua em movimento. Os alunos veteranos estão tendo acesso aos mais diversos conteúdos através de webinars (exclusivo para os estudantes) e aulas magnas (aberto ao público), desde o dia 8 de fevereiro, sempre comandados por especialistas nos assuntos. Nesta quarta-feira, 10, a pauta tratou de uma das áreas da saúde que ganhou mais destaque durante a pandemia: a Biomedicina. Com o tema ‘Porque a Biomedicina é a profissão do futuro?’, o professor da Rede UniFTC e biomédico Herbert Pina Freire apresentou aos participantes a história da profissão, que de acordo com o especialista evoluiu tão quanto a ciência.

“Os dados coletados numa consulta no passado eram feitos através de sinais, baseados em achismos, crendices e com a utilização de instrumentos arcaicos, sem a realização de muitos exames. Como o mundo possui uma infinidade de doenças com os mesmos sintomas, a exemplo das viroses e doenças infecciosas, que geram dor de cabeça, febre e mal-estar; os diagnósticos mais precisos eram difíceis ou poderiam ser falsos”, destacou ele complementando que “era usado éter como anestésico e as crianças com poliomielite não tinham vacina contra a doença e só conseguiam respirar com o equipamento chamado ‘Pulmão de Aço. A história da Medicina e da ciência é antiga, mas só recentemente com o avanço da tecnologia, a situação mudou”, comemorou o professor. 

Graças a evolução da ciência, a comunidade pode ter, nos dias de hoje, acesso a diagnósticos diferenciados e precisos. O biomédico é um dos profissionais da área de saúde que em conjunto com médicos e farmacêuticos, segue se destacando através da inovação na realização de pesquisas para solucionar as mazelas que acometem a humanidade. 

Prova dessa importância foi o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 que mobilizou em todo o mundo a comunidade científica para desenvolver e produzir, em pouquíssimo tempo, um “antídoto” até agora desconhecido. “Quem imaginava que a vacina surgisse em menos de 1 ano, além dos testes rápido e quantitativo?”, argumentou o palestrante. 

Além de estudar as causas das doenças e tratamentos, a medicina personalizada exige cada vez mais profissionais da área. “São muitas as habilidades e competências desenvolvidas pelo biomédico. O profissional pode atuar na estética, indústria de alimentos, área de pesquisas, etc. É importante aprimorar as técnicas, sempre estudar, atualizar-se e observar as necessidades do mercado”, informou o professor. 

Programação das Boas-vindas continua

Até dia 12 de fevereiro, profissionais reconhecidos no mercado educacional e atuantes nas mais diferentes áreas do conhecimento realizarão aulas gratuitas sobre temas presentes na atualidade. A programação completa está disponível no link: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211. Após escolher as aulas que pretende acompanhar, os interessados devem acessar o canal da UniFTC no Youtube através do link: http://bit.ly/youtubeboasvindasuniftc211.

Além das aulas magnas, os alunos matriculados na Rede UniFTC terão acesso exclusivo a webinars e rodas de conversa na plataforma BlackBoard. 

|SERVIÇO| 

Rede UniFTC promove palestras gratuitas durante a programação de volta às aulas
Quando: De 08 a 12 de fevereiro
Horário: A partir de 19h
Programação completa: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211
Acesso às aulas: http://bit.ly/youtubeboasvindasuniftc211