Principais erros que os alunos cometem na hora de revisar

Principais erros que os alunos cometem na hora de revisar

Muitos estudantes enxergam o período de provas como um apocalipse, época mais aterrorizante do semestre. Isso porque vários deles não possuem o hábito de estudar de forma contínua. Acabam postergando os estudos, acumulando o conteúdo de diversas disciplinas. Só encaram a necessidade de recorrer aos livros quando não dá mais pra adiar. E aí os dias ficam pequenos pra dar conta de assimilar tanta informação. E esse é só o primeiro erro dos que iremos listar a seguir, confira:

1- Não se Planejar

Estudar com periodicidade não é coisa de “c.d.f” ou caretice de aluno “certinho”. É planejamento! Criar um cronograma, definir os dias e a carga horária para estudar cada matéria, assim como para revisá-la, é fundamental para um aprendizado com êxito.

2- Ter um local de estudo desorganizado

Tem gente que pensa que é besteira, mas o ambiente influencia, sim, no rendimento dos estudos. Objetos espelhados sugam a atenção! Busque sempre posicionar os materiais de forma acessível e alinhada para não causar poluição visual.

3- Não desativar as notificações do celular

Em tempos de aplicativos de mensagens e redes sociais, o celular se tornou um vilão da concentração. Basta uma notificação para quebrar o foco. Por isso, é recomendável colocar o aparelho no silencioso, desativar as notificações ou até mesmo esconder o objeto, se for necessário.

4- Estudar “de novo”

O objetivo da revisão é fixar o conteúdo. É preciso entender como seu cérebro trabalha para escolher a metodologia mais assertiva: construindo um resumo, desenvolvendo um mapa mental, grifando, tomando notas. A ideia é destacar as partes mais importantes e que precisam ser lembradas para, na hora de revisar, simplesmente utilizar o material produzido.

5- Revisar apenas o que já sabe ou o que não sabe

Há diversos posicionamentos sobre essa questão. Alguns pesquisadores defendem que os estudantes revisem apenas o conteúdo que eles ainda não têm domínio, que não foi “internalizado”. Outros que todos os assuntos precisam ser repassados para reforçar o aprendizado. Logo, é preciso analisar o desempenho de cada um.

6- Usar material de baixa qualidade

O método de revisão deve ser escolhido buscando facilitar a assimilação do conteúdo. De nada adianta fazer resumos extensos, mapas bagunçados ou anotações indecifráveis. As informações precisam ser apresentadas de forma clara e objetiva.

7- Copiar conceitos

Escrever exatamente da forma como está no livro, slide ou artigo também não é o ideal. A orientação é que os alunos façam anotações com suas palavras, da forma como compreenderam. Palavras-chave podem ajudar na construção de atalhos mentais.

8- Não utilizar diferentes fontes

Há várias ferramentas de estudo à disposição dos estudantes: vídeos, pesquisas, apresentações, podcasts, simulados e até mesmo jogos. É possível testar vários recursos para tornar a revisão mais dinâmica e prazerosa.

9- Não tirar dúvidas

“Não existe pergunta boba, existe bobo que não pergunta!”. Essa frase é dita por muitos professores e realmente faz sentido! Ter dúvidas é natural, o problema é quando você não busca resolvê-las. Pergunte ao professor, a um colega, pesquise na internet. Só não guarde essa interrogação com você!

10- Revisar até a exaustão

O físico e o emocional podem interferir no raciocínio e na atividade cerebral como um todo. Dessa forma, o cansaço, o estresse, o nervosismo e ansiedade podem jogar as longas horas de estudo no lixo.É preciso respeitar as necessidades e os limites do organismo. O auto-cuidado faz parte das dicas valiosas de estudo!