UniFTC inova com cursos de graduação focados na pandemia

UniFTC inova com cursos de graduação focados na pandemia

 

Buscando sempre inovar em modelos educacionais para o ensino superior, a Rede UniFTC está oferecendo cursos especiais de forma on-line para estudantes que almejam sua formação profissional, diante de um contexto tão complexo quanto o atual. As inscrições estão abertas até o próximo dia 9 no site https://bit.ly/UniFTCVestOnline e aulas têm início em maio.

A proposta é ofertar uma graduação na qual a trilha do aprendizado do aluno valoriza a educação interprofissional, focadas na resolução de problemas diante do cenário da pandemia da Covid-19. Dessa forma, a UniFTC evolui em programas educacionais contextualizados com problemas reais, agregando comodidade e flexibilidade e, ao mesmo tempo, a confiabilidade de um projeto sério e inovador. 

De acordo com o Vice-presidente Acadêmico e de Relações Institucionais da Rede UniFTC, Ihanmarck Damasceno, trata-se de uma iniciativa que irá se apropriar do uso da tecnologia da informação e da comunicação e de metodologias ativas, que permitem oferecer uma experiência completa para os estudantes. “O  aluno poderá cursar o primeiro semestre em apenas três meses, sem prejuízos ao conteúdo programático. Vamos manter as estruturas do ensino presencial, com aulas remotas, porém, ultrapassando as fronteiras dos encontros”, explica.

O formato conta com recursos como postagens de materiais didáticos, videoaulas, podcasts, exercícios, recomendações de leituras e acesso à bibliografia virtual. Sua modelagem acadêmica é composta por pré-aula, aula e pós-aula. “O professor vai poder passar para o aluno um material para aprofundamento dos conteúdos, e também fazer uma avaliação contínua”, detalha Damasceno. 

“Tratamos como ensino remoto, pois a estrutura é a mesma do presencial, os encontros serão diários, com professores das disciplinas presenciais, que produzem de forma individualizada e diferente do método tradicional EAD, em que o material é produzido em larga escala e de forma assíncrona, ou seja, desconectadas do momento real”, esclarece o Vice-presidente Acadêmico.

Os cursos especiais de graduação ofertados são originalmente presenciais, tendo adotado o formato remoto com base nas recomendações do Ministério da Educação (MEC), que autorizou o uso das metodologias complementares e o suporte do ambiente virtual neste período de distanciamento social. Os estudantes que ingressarem neste semestre especial continuarão cursando em turmas presenciais no semestre posterior.

Educação interprofissional 

A educação interprofissional caracteriza-se pela junção de dois ou mais campos profissionais experienciando conhecimentos práticos e ações conjuntas e específicas para cada área de conhecimento. Com ela, é possível articular melhor a qualidade do ensino, a pesquisa, a extensão e o projeto político pedagógico institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Os interessados nos cursos especiais da UniFTC podem se candidatar no processo seletivo até o dia 9 de maio. A avaliação poderá ser através de Vestibular Agendado, Segunda Graduação ou Nota do Enem

Serviço | Cursos especiais na UniFTC

Inscrições e matrículas: Até 9 de Maio – https://bit.ly/UniFTCVestOnline

Início das aulas: 4 de maio