Máscaras e sabonete líquido produzidos na UniFTC são doados para entidades assistenciais

Máscaras e sabonete líquido produzidos na UniFTC são doados para entidades assistenciais

A UniFTC e Feira de Santana fechou a semana passada com chave de ouro. O trabalho que vem sendo executado por estudantes, professores e colaboradores gerou a doação de mais de 400 protetores faciais, confeccionados de forma artesanal, e 150 unidades de 200 ml de sabonete líquido para várias entidades, como parte do Movimento pela Prevenção realizado pela Rede. Agora as 44 pessoas envolvidas na ação darão início a uma nova etapa de produção, que inclui máscaras em 3D e até um túnel desinfetcante.

As doações, entregues sexta-feira (24), contemplaram entidades como o SAMU, UNACOM, Dispensário Santana, AFAS, Lar do Irmão Velho e Noviciado Nossa Senhora das Graças. Estas duas últimas receberam, além de máscaras, sabonete líquido igualmente produzido nos laboratórios da UniFTC nas últimas semanas. “A produção não para e a partir de agora a confecção de protetores faciais contará com a tecnologia 3D”, comemora a professora Marcly Amorim Pizanni, diretora da unidade, destacando a importância da ação nesse momento de pandemia do Coronavírus. 

O projeto, idealizado pela Coordenação de Laboratórios (CLAB), reúne os Colegiados de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, mais a diretoria financeira da UniFTC Feira de Santana. O grupo se divide em rodízio, de forma a evitar aglomeração, como recomendam as autoridades de saúde nesse momento de distanciamento social. O trabalho é feito diariamente, nos três turnos e envolve quatro coordenadores de cursos, três gestores, um colaborador e 36 estudantes. 

“Recebemos esse desafio da mantenedora e achamos genial, um trabalho de interação com alunos, professores, gestores e colaboradores em um momento delicado como o que estamos vivendo, contribuindo com  aqueles que estão na linha de frente e mostrando nós nos preocupamos com o seu bem estar. O que prevalece é cuidarmos um do outro com empatia, respeito e acima de tudo amor ao próximo”, declara a biomédica Charlene Nayane Freire  dos Santos, coordenadora da CLAB e uma das organizadoras da produção de máscaras.

A professora Ivaneide de Jesus Teixeira, coordenadora do Colegiado de Biomedicina, avalia que o momento é de recolhimento, mas também de utilizar conhecimentos e habilidades para ajudar. “A UniFTC é uma instituição que se destaca pelo trabalho social e agora estamos unidos, de maneira multiprofissional para compartilhamos conhecimentos e ideias no Movimento pela Prevenção”, destaca. Ela ressalta ainda a importância dos estudantes serem levados a participar dessa ação de forma responsável e motivados pela empatia.

Para os estudantes, o projeto vai muito além de uma atividade prática. “Eu sempre estive envolvida com ações voltadas para a população promovidas pela Instituição, e para mim, sentir que posso ser útil nesse momento crítico traz satisfação pessoal, sentimento de humanidade, solidariedade já trabalhados em nós ao longo do meu curso”, avalia Joyce Ferreira Marinho Rodrigues, do 7º semestre do curso de Biomedicina. “Agora, na reta final, ter essa experiência, ligar o meu curso a outros, mostra que Biomedicina não se limita a análises clínicas”, completa. 

Rede solidária: conheça o Movimento pela Prevenção – A Rede UniFTC assumiu um compromisso com a sociedade diante da pandemia do novo Coronavírus e vem desenvolvendo diversas iniciativas que estão ajudando a reduzir os impactos sociais gerados neste período de quarentena. Através do Movimento pela Prevenção, a instituição mobilizou alunos, professores e colaboradores nos 7 municípios da Bahia e 1 em Pernambuco em que possui Centros Universitários e faculdades.

Nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Eunápolis, Itabuna, Feira de Santana e Juazeiro uma verdadeira força-tarefa foi montada nos últimos dias para a produção de máscaras protetoras faciais. Pelo menos mil unidades desses protetores que já foram doadas aos profissionais de saúde em hospitais e Upas. No Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, além das máscaras, também foram produzidos sabonete líquido e  álcool gel.

Em Salvador, estudantes e residentes da área de Medicina estão atuando também nos programas  “Brasil Conta Comigo” e do “Disque Coronavírus 155”. Em Eunápolis, a Faculdade Unesulbahia (Rede UniFTC) emprestou 3 leitos para que o Hospital Regional do município pudesse montar a ala de atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus. O empréstimo de equipamentos também ocorreu em Vitória da Conquista, com os tão requisitados respiradores e o monitores multiparamétrico, cedidos ao Hospital UNIMEC, na cidade.